Governo gaúcho entregou 267 coletes para agentes penitenciários da Zona Su
Na manhã de segunda-feira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), realizou a entrega de 267 coletes balísticos para a 5ª Região Penitenciária (Pelotas).
É a primeira entrega dos 4.914 coletes balísticos que devem ser entregues até o fim deste mês, garantindo o recebimento de um colete individual e de uma pistola para cada agente penitenciário do Rio Grande do Sul, com recursos do Programa Avançar.
O superintendente da SUSEPE, José Giovani Rodrigues de Souza, destacou que a entrega dos coletes representa mais segurança e proteção aos agentes penitenciários, com melhores condições para realizarem o trabalho no dia a dia.
PROTEÇÃO – “É a primeira vez da história da Susepe, que os agentes recebem colete para uso próprio. Até então, o equipamento era compartilhado e, por não haver número suficiente para todos que estavam de serviço, era destinado para o servidor que saía da unidade prisional em escoltas. Com essa entrega, o agente passa a ter a proteção durante todo o tempo de trabalho”, pontuou Giovani.
FUZIS – Na mesma ocasião, também foram entregues três fuzis 556 para a 5ª Região. A delegada penitenciária Deisy Vergara pontua que esse investimento do Governo do Estado, demonstra a valorização do trabalho dos servidores penitenciários. “Os equipamentos de prevenção e os armamentos são de suma importância para o sistema prisional. Temos
muitos desafios ainda pela frente, mas esse apoio para a capacitação, faz com que o servidor veja o quanto seu trabalho está sendo reconhecido”, afirmou.
PISTOLAS – Todos os agentes penitenciários também receberão pistolas Taurus TS9 para uso individual. “Assim que chegarem as munições, realizaremos essa entrega de 4.010 pistolas, com armamentos de uma tecnologia moderna e que asseguram que os servidores tenham mais segurança no exercício de sua função. Esse investimento demonstra o reconhecimento do Governo com a necessidade específica dos profissionais da área da segurança”, complementou o superintendente. O investimento dos 4.914 coletes é de R$4 milhões, e o das 4.010 pistolas é de R$7 milhões.