Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

GPS nos caminhões do Sanep fiscaliza coleta de resíduos

11 setembro
09:07 2018

Fiscalizar o trabalho de todos os caminhões da coleta de resíduos sólidos é necessário para garantir a eficiência do sistema deste serviço no Município. A Urban, empresa contratada pelo Sanep e responsável pelo serviço, dispõe de cerca de 25 veículos.

Todos eles são monitorados pela autarquia por meio de um moderno sistema de GPS que permite o acompanhamento minuto a minuto de cada um.

Os veículos contêm um rastreador que é conectado ao sistema. Dados como a localização, a velocidade e o trajeto percorrido são atualizados instantaneamente, o que facilita a detecção de possíveis problemas com algum caminhão para que seja rapidamente efetuada a correção, evitando que a coleta seja prejudicada.

Segundo o chefe do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) do Sanep, Edson Plá Monterosso, a modernização beneficia não apenas o Sanep, mas também a Urban e a população. “O Sanep consegue fiscalizar o serviço e dar um retorno rápido às dúvidas da população, de forma rápida e precisa. Também é possível se defender de eventuais acusações infundadas, já que tudo fica registrado” avalia o gestor.

AUTARQUIA conta com sistema de GPS nos caminhões

AUTARQUIA conta com sistema de GPS nos caminhões

Os dados fornecidos pelo sistema são precisos e também auxiliam a comprovar, ou não, a veracidade de reclamações quanto ao excesso de velocidade e ausência de determinada rua no trajeto do caminhão, sem que seja necessário algum deslocamento ou telefonema por parte da autarquia. Plá conta que já recebeu denúncias de acidentes causados por veículos de coleta. “O morador anota a placa e nos envia, nós realizamos a consulta no sistema e verificamos se realmente o caminhão estava naquele local no horário” explica, citando casos em que o veículo sequer estava em funcionamento no dia acusado.

Os cidadãos que tiverem dúvidas a respeito de horários e/ou localização dos veículos de coleta são rapidamente respondidos. Alguns desvios de rota podem ser causados por imprevistos em alguma via, mas o problema logo é identificado e as pessoas que solicitarem a causa serão prontamente informadas e com a garantia de que a informação recebida é correta. O sistema de GPS, implementado em 2010, é peça indispensável para um atendimento de qualidade à população.

Dúvidas, reclamações ou solicitações sobre o serviço podem ser feitas ao Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, pelo telefone: (53) 3025.3810.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções