Diário da Manhã

quarta, 20 de novembro de 2024

Notícias

GRAFITE : Centro de Artes da UFPel está de cara nova

GRAFITE : Centro de Artes da UFPel está de cara nova
01 março
09:19 2019

Mais de vinte artistas e amigos de Felipe “Povo” Silva, reuniram-se no domingo para elaborar o mural “Povoando”, na fachada do Centro de Artes (CEARTES/UFPel). O prédio na esquina das ruas Cel. Alberto Rosa e Conde de Porto Alegre, ganhou a imagem de Felipe Povo e também dos seus personagens. A homenagem foi para lembrar o jovem talento que, aos 36 anos, faleceu a 9 de fevereiro deste ano.

Felipe retratado por Junior Asnoum

Felipe retratado por Junior Asnoum

POVOANDO – Formado em artes visuais na UFPel, Felipe “Povo” Silva começou a desenhar na infância. Em casa ou na escola, desenhava carros, casas e paisagens. Ao fim dos anos oitenta, skatista, reparou nas figuras que adornavam o “shape”. Aquela expressão aguçou o imaginário do jovem. Já a pintura somente despertaria, ao se deparar na escola, com livro sobre Van Gogh.

A partir de 2006, percorrendo a cidade, passou a divulgar seu talento artístico través de “lambes” (cartazes), e “stickers” (adesivos). Foi o perído no qual espalhou a imagem de uma fisionomia melancólica, identificada como “Povo”. A figura icônica logo ficou associada ao nome, e ele passou a identificar-se como “Felipe Povo”.

GRAFITE – Em 2009, o uso da técnica do spray, partindo para o grafite. Extremamente talentoso, Felipe chegou às galerias, e apresentou uma série com personagem peculiar. Sem a boca, a figura com nariz de palhaço, e olhos entristecidos, tornou-se caricatura do povo que padece no cotidiano.

Em 2011 no Ágape, exposição em conjunto com o amigo Junior “Asnoum”. Em 2013, participou de coletiva na Casa de Cultura Mário Quintana. Também levou sua arte ao Espaço de Arte Daniel Bellora.

Imagem evoca a criatividade do talentoso grafiteiro e artista visual

Imagem evoca a criatividade do talentoso grafiteiro e artista visual

Em Herval, com o projeto “Ctrl A: Inclusão e Arte”, ministrou oficinas de grafite e desenho. Há três anos, publicou o livreto “Arte Manifestação Pública” (96 páginas).

(C0g0y)

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções