Grandes investimentos garantem avanços da Cultura em 2022
Pelotas tem uma trajetória reconhecida, nacional e internacionalmente, no âmbito do patrimônio histórico e cultural. O ano de 2022 é promissor para que essa posição se consolide ainda mais. Avanços estão previstos e, entre eles, a reabertura do Theatro Sete de Abril, de 187 anos, após 11 anos fechado, e o início da execução do projeto do Museu da Cidade, no Casarão 6 da praça Coronel Pedro Osório.
“Estamos concluindo o Sete, que está lindo e abrirá ao público depois de muito anos. Temos a projeção de investimentos para o Museu da Cidade e, também, o restauro do antigo prédio do Banco do Brasil. Com certeza, teremos um ano especial para a cultura e para a preservação histórica de Pelotas”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.
O diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, tem a expectativa de reabrir a casa de espetáculos ainda no primeiro semestre de 2022. “Estamos partindo para a etapa de equipar os espaços. O restauro do prédio já foi concluído. O Sete será mais do que uma casa de espetáculos. A Cultura é uma produção contínua de conhecimento, de profissionalização”, observa Ronna.
O Theatro será reaberto após investimento, em todas as etapas, desde a restauração da cobertura, superior a R$ 14 milhões, com fontes de recursos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Município. Neste ano, o Sete ganhou uma nova marca para identificação. Logotipo e logomarca foram idealizados pela parceria do Poder Público com o Laboratório de Design da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e conferem à identidade visual da casa, em cores branca e rosa, um desenho simples da fachada e letreiro.
Para o Museu da Cidade – proposta original de 2014, aprovada pela Secretaria de Cultura (Secult) e Iphan – há previsão de liberação de recursos já no início de 2022, pelo governo do Estado, referente ao Edital 10/2021 + Museus, do programa Avançar na Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura.
Ronna informa que, a partir do repasse dos recursos, o Município abrirá processo de licitação para execução do projeto. As primeiras etapas são de restauração do Casarão 6 e de adaptação dos espaços para sediar o Museu. O investimento previsto é de mais de R$ 6 milhões, do Estado e contrapartida municipal.
MAIS NOVIDADES
Pelotas tem atividades e projetos previstos para a área Cultura, para o decorrer de 2022, e uma das novidades é o início das ações do Plano Municipal de Cultura, aprovado na IV Conferência Municipal de Cultura, realizada no início de dezembro deste ano, que serão implementadas com o acompanhamento do Conselho Municipal de Cultura (Concult), dando andamento à legislação municipal Cultura Viva.
Para o Sete de Abril, a Diretoria planeja dar seguimento a atividades virtuais, com oferta de oficinas remotas em parceria com o Sesc Dramaturgias. Outras novidades, que devem ocorrer a partir da reabertura do espaço físico, são a realização de um festival de cinema e de solos (com apresentação de apenas um artista em cena), em agosto, e o lançamento de três editais para residências e estreias de espetáculos de circo, dança e teatro.
ANTIGA SEDE DO BANCO DO BRASIL SERÁ RESTAURADA
A restauração do prédio histórico que sediou a agência do Banco do Brasil, na esquina da praça Coronel Pedro Osório com a rua 15 de Novembro é outra novidade aguardada pela comunidade com expectativa. A proposta foi selecionada em primeiro lugar entre cinco projetos finalistas do Iconicidades, do governo do Estado.
A edificação, que também abrigou a antiga Secretaria de Finanças do Município, será restaurada para a implantação de Escola de Gastronomia do Senac e o Memorial do Doce de Pelotas, por meio de uma parceria com o Sistema Fecomércio-RS, que irá investir na revitalização e nos futuros empreendimentos que serão instalados no local.
Na segunda etapa do Iconicidades, até 31 de janeiro do próximo ano, um concurso público de arquitetura escolherá os melhores projetos para os espaços dos municípios finalistas. A terceira fase, até 15 de abril, envolverá o desenvolvimento dos projetos executivos, legais e complementares e a articulação com as cidades-sede das iniciativas para a efetiva realização das obras.
PROGRAMAÇÕES DE SUCESSO PROSSEGUEM
O secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, informa que, em 2022, a Secretaria de Cultura (Secult) dará continuidade a iniciativas que obtiveram plena aceitação, como os editais de fomento cultural, as feiras e eventos coordenados pela equipe da pasta, a participação ativa nos diferentes conselhos municipais e comitês gestores, a política de ações afirmativas (com cotas para mulheres, negros, indígenas e comunidade LGBTQIA+), as oficinas de capacitação, de forma híbrida (presenciais e virtuais), o registro e preservação dos bens imóveis que resgatam a memória e o patrimônio da cidade, a celebração do Dia do Patrimônio, no qual Pelotas tem se destacado há muitos anos, e a premiação de trabalhadores da Cultura que obtiveram destaque em algum território da cidade.