Gratuidade para maiores de 65 anos é suspensa no transporte coletivo em Pelotas
Suspensão da gratuidade, entre as 17h e as 9h, visa diminuir a presença de idosos durante o maior fluxo de pessoas nos ônibus
A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, em transmissão de vídeo ao vivo, nesta segunda-feira (20), o novo decreto com medidas preventivas ao coronavírus. Dentre essas, a Prefeitura suspendeu a gratuidade da utilização do transporte coletivo municipal para maiores de 65 anos entre as 17h e as 9h. A regra passa
a valer já nesta terça-feira (21).
A gestora municipal afirmou que, apesar de polêmica, a medida visa, única e exclusivamente, proteger os idosos da pandemia. “Não vamos esquecer que o terceiro grupo mais atingido pelo novo coronavírus são os aposentados. Pensando em protegê-los, tomamos essa medida, temporária, mas dura”, definiu.
“Nossa ideia é desestimular os idosos no horário de pico, em que os trabalhadores precisam se deslocar para seus empregos. Eles poderão vir para o Centro em momentos de menos aglomeração no transporte coletivo, quando os ônibus circulam mais vazios. Adotamos a medida pensando na saúde, na proteção dessas pessoas”, destacou.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT), nos últimos 18 dias, 28.691 idosos utilizaram o transporte coletivo público, uma média de 1,6 mil idosos por dia.