Grécia: classificação inédita
A Grécia era a menos lembrada na disputa da segunda vaga do C da Copa do Mundo. Costa do Marfim estava em vantagem – só dependia de suas forças – e o Japão possuía melhor saldo de gols. Mas Samaris e Samaras fizeram história. Com a vitória de 2 a 1 diante da Costa do Marfim, na Arena Castelão, em Fortaleza, os gregos chegam pela primeira vez a classificação na fase de grupos do Mundial. Agora pegam mais uma surpresa no torneio: a Costa Rica.
Empurrado pelos torcedores fantasiados de deuses do Olimpo, a Grécia alcançou vitória que precisava de maneira dramática. O time chegou ao jogo de ontem na última colocação do grupo, com apenas um ponto e sem nenhum gol marcado. Parecia que seu destino seria o mesmo de edições passadas. Em 1994, a Grécia não venceu nenhum jogo. Já na Alemanha, em 2006, conseguiu uma vitória. E agora, na sua terceira participação, a classificação inédita.
A surpresa grega começou a se consumar, aos 42 minutos do primeiro tempo, quando Samaris fez 1 a 0. A Costa do Marfim necessitava apenas do empate para ficar com a vaga, porque o Japão estava perdendo para a Colômbia. Aos 29 minutos, Bony marcou o gol africano. Mas, aos 47, de pênalti, Samaras decretou a classificação da Grécia.