Grêmio começa decisão para reconquistar a América, encarando Lanús na final da Libertadores
Os gremistas esperaram por 10 anos por esse momento: o de decidir novamente o título da Libertadores. A expectativa é que ocorra a reconquista da América – sonho que se estende desde há 22 anos. O desafiante nesta quinta final continental do Tricolor é um emergente e valente argentino. O Lanús pode ser uma surpresa, mas chegou a final com uma campanha sustentada especialmente por viradas espetaculares dentro de casa. O primeiro jogo ocorre nesta quarta-feira, às 21h45. A partida de volta será no dia 29, em Buenos Aires.
O Grêmio busca o tri da América. Foi campeão em 1983 e 1995. Perdeu as finais de 1984 contra o Independiente e 2007 para o Boca Juniors. Agora chega fortalecido com uma equipe, que foi sendo formatada ao longo das últimas três temporadas e ganhou personalidade vencedora no ano passado ao conquistar o título da Copa do Brasil. Tem o craque Luan; uma segura dupla de zaga formada por Geromel e Kannemann; o talentoso Arthur no meio-campo; o eficiente Ramiro e um grande goleiro: Marcelo Grohe.
Também conta com a estrela de Renato Portaluppi, que pode entrar na seleta galeria dos campeões da Libertadores como jogador e treinador. Era o expoente técnico do time de 1983. Agora é o comandante da equipe. Pode ser igualar Roberto Ferreiro e José Omar Pastoriza – duas lendas do Independiente, que ganharam a competição dentro e à beira do campo. Renato pode apagar a imagem da derrota amarga de 2009, quando o Fluminense deixou escapar o título numa derrota nos pênaltis para a LDU, depois de perder por 4 a 2 fora no Equador e uma vitória por 3 a 1 no Maracanã.
CAMINHO – O Lanús fez a segunda melhor campanha da fase de grupos, ficando atrás apenas do Atlético/MG, embora tenha levado vantagem no saldo de gols sobre o Grêmio. Depois, a equipe argentina eliminou o The Strongest nas oitavas de final; o San Lorenzo nas quartas, com virada, depois de começar o confronto com derrota por 2 a 0. Nas semifinais, o Lanús eliminou o tradicional River Plate. Este último jogo é o mais emblemático do time argentino, pois saiu de uma desvantagem de dois gols para uma vitória por 4 a 3 no placar agregado.
Nos confrontos eliminatórios, o Grêmio passou por Godoy Cruz, Botafogo e Barcelona de Guayaquil até chegar a tão esperada final.
GRÊMIO
Marcelo Grohe
Edilson
Pedro Geromel
Kannemann
Bruno Cortez
Jailson
Arthur
Ramiro
Luan
Fernandinho
Barrios
Técnico: Renato Portaluppi
LANÚS
Andrada
José Gomez
Guerreño
Braghieri
Máxi Velázquez
Marcone
Pasquini
Román Martínez
Alejandro Silva
Lautaro Acosta
José Sand
Técnico: Jorge Almiron
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 22/11/2017 (quarta-feira)
Horário: 21h45
Árbitro: Júlio Bascuñan (Chile)
Assistentes: Carlos Astroza e Christian Schiemann – ambos chilenos
Campanha
Grêmio
Primeira fase
Zamora 0x2 Grêmio
Grêmio 3×2 Desporte Iquique
Guaraní/PAR 1×1 Grêmio
Grêmio 4×1 Guaraní/PAR
Desportes Iquique 2×1 Grêmio
Grêmio 4×0 Zamora
Oitavas de final
Godoy Cruz 0x1 Grêmio
Grêmio 2×1 Godoy Cruz
Quartas de final
Botafogo 0x0 Grêmio
Grêmio 1×0 Botafogo
Semifinais
Barcelona/EQU 0x3 Grêmio
Grêmio 0x1 Barcelona/QUE
Lanús
Primeira fase
Lanús 0x1 Nacional/URU
Chapecoense 1×3 Lanús
Lanús 5×0 Zulia
Zulia 1×1 Lanús
Lanús 3×0 Chapecoense
Nacional/URU 0x1 Lanús
Oitavas de final
The Strongest 1×1 Lanús
Lanús 1×0 The Strongest
Quartas de final
San Lorenzo 2×0 Lanús
Lanús 2×0 San Lorenzo (pênaltis: 4×3)
Semifinais
River Plate 1×0 Lanús
Lanús 4×2 River Plate