Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Greve: Bancários protestam em caminhada

Greve: Bancários protestam em caminhada
03 outubro
19:01 2013

Manifestação promovida pelo Sindicato dos Bancários de Pelotas reuniu expressivo número de trabalhadores grevistas pelas ruas centrais da cidade.

passeata bancários - alisson  (4)

Foto: Alisson Assumpção/DM

Em greve há 15 dias, os bancários de todo o País ainda esperam uma posição da Federação Brasileira dos Bancos(Febraban) que atenda às suas reivindicações. E recebem importantes apoios da sociedade civil organizada, que se manifesta em favor de um acordo que ponha fim ao impasse. Ontem, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mandou carta à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) pedindo um acordo para o fim da greve, estimando que o varejo pode sofrer perdas de até 30% nos primeiros dias de outubro caso a paralisação se prolongue até o quinto dia útil do mês.

Como grande parte das empresas executam suas folhas de pagamento nesse período, a CNDL afirma que ele também responde por um dos momentos de maior consumo interno, com os trabalhadores fazendo operações financeiras após receberem seus salários. Em Pelotas e região a situação não é diferente, com 24 agências bancárias fechadas. No Rio Grande do Sul o número subiu para 985. No Brasil são cerca de 11  mil agência e centros administrativos em greve.

A greve dos bancários não atingiu o município de Capão do Leão. As duas agências bancárias na sede do município, Banrisul e Bradesco, continuam com expediente normal.

passeata bancários - alisson  (1)

Foto: Alisson Assumpção/DM

NA TARDE desta quinta-feira (03), uma caminhada pelas principais ruas do centro de Pelotas marcou protesto organizado pelo Sindicato dos Bancários de Pelotas. Um número expressivo de trabalhadores participou da caminhada, com faixas, cartazes, narizes de palhaços e outros adereços.

SITUAÇÃO – No início de setembro, os trabalhadores rejeitaram em assembleias proposta de reajuste de 6,1%, formulada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Eles reivindicam um aumento salarial de 11,93% e participação nos lucros  dentre outras demandas.

Comentários ()

Seções