Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Greve dos bancários pode prejudicar vendas no varejo gaúcho em até 30%

Greve dos bancários pode prejudicar vendas no varejo gaúcho em até 30%
07 outubro
09:36 2013

Compensação de cheques e limites de retirada nos caixas eletrônicos fazem cair o movimento no comércio

Brinquedos04

Dia das Crianças poderá sofrer com a greve

O varejo gaúcho vem sendo prejudicado com a greve dos bancários, que já dura mais de duas semanas. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS avalia que as vendas podem ser prejudicadas em até 30% por conta da greve prolongada.

A dificuldade de acesso ao troco, compensação de cheques, retiradas de dinheiro, limites dos caixas eletrônicos, entre outros, fizeram cair o movimento no comércio. A terceira idade e outros grupos, que em geral não utilizam a internet e nem caixas eletrônicos, não conseguem fazer os pagamentos e retirar dinheiro. É o que aponta também a coordenadora administrativa da loja Quero-Quero em Farroupilha, Cidiane Rosa.

– A partir desta semana, que é semana de pagamentos, acredito que vamos sentir mais. Como trabalhamos com material de construção, usamos alguns cartões do banco específicos para isso, e essas compras estão paradas. Se continuar assim o movimento vai cair, pois principalmente os idosos não utilizam caixas eletrônicos para sacar dinheiro e precisam de atendimento no balcão – disse.

Com a chegada do Dia das Crianças e as festas de final de ano, a não obtenção de capital de giro e outras formas de crédito para lojistas de pequeno porte traz prejuízos, impossibilitando as compras antecipadas para estocar produtos e a falta de acesso dos consumidores aos serviços bancários.

– Está muito difícil, muito ruim. As pessoas não tem como pagar, pois não conseguem sacar dinheiro. Caiu o movimento. Desde o dia 4 deveríamos estar com a casa cheia, mas não. Existe trânsito de consumidores, mas as pessoas não podem comprar por causa da greve dos bancários – disse a gerente da loja Ponto do Calçado, em Bento Gonçalves, Beatriz Baldassarelli.

O serviço de intermediação financeira é fundamental para o comércio varejista. A greve já está acumulando prejuízos de grandes proporções para consumidores e lojistas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções