Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

GRIPE : Começa a imunização em Pelotas

GRIPE  : Começa a imunização em Pelotas
14 abril
08:40 2021

Cerca de 400 pessoas foram vacinadas; crianças (de 6 meses a menores de 2 anos), gestantes, puérperas e indígenas são público-alvo até dia 16

O compromisso da tarde de segunda-feira, da massoterapeuta Juliana Oliveira, foi levar Miguel de 1 ano e 6 meses para vaciná-lo. A mãe aproveitou o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para garantir a proteção do menino. Crianças, como Miguel, com idades entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, mulheres que recém foram mães – as puérperas – e indígenas fazem parte do grupo prioritário que deverá ser vacinado até dia 16 de abril, em Pelotas.

O movimento tranquilo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Porto, onde Juliana esteve com Miguel para receber a injeção, se repetiu em boa parte das UBSs. O choro do bebê foi compensado pela certeza de estar protegendo, de graça, o filho.

MOVIMENTO está sendo tranquilo nas UBSs
Foto : Rodrigo Chagas

“Somos privilegiados no Brasil; podemos proteger nossos filhos das doenças graças ao SUS, então temos que valorizar e aproveitar a oportunidade”, disse Juliana, com Miguel já sorridente ao deixar a Unidade.

 

PRIMEIRO DIA

Na UBS Bom Jesus, a dona de casa Carina Silva, 42 anos, grávida de 34 semanas, foi garantir a imunização antes do parto. “Daqui a pouco ganho meu filho e então preciso estar imunizada, por isso vim no primeiro dia da campanha”, disse a gestante.

Na UBS Dunas, poucos pais esperavam a imunização das crianças no lado externo do prédio, mantendo o distanciamento – como orienta o protocolo de enfrentamento à pandemia.

 

PÚBLICO ESTIMADO

A cabeleireira Debora aproveitou a folga para vacinar o pequeno Bernardo, de 1 ano e 11 meses. “Só tenho hoje para trazê-lo, e, como acho importante prevenir, estamos aqui”, disse a mãe ao acalmar o bebê pouco depois de receber a dose.

Durante a segunda-feira, a SMS imunizou cerca de 400 pessoas contra a gripe. A estimativa é de que mais de 25,5 mil integrantes do primeiro grupo prioritário sejam vacinados.

 

LOCAIS PARA VACINAÇÃO

A vacinação contra o vírus Influenza, para o público-alvo da primeira etapa da campanha, pode ser feita:

* no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.420 ─ mil doses disponibilizadas; e

* nas UBSs localizadas nos bairros ─ de 200 a 400 doses disponibilizadas.

 

LOGÍSTICA E HORÁRIO

As UBSs atenderão a partir da distribuição de fichas e conforme a capacidade diária operacional. Em caso de público excedente, haverá agendamento para o próximo dia, de acordo com a quantidade de doses disponíveis.

No Centro de Especialidades e nas UBSs, a vacinação contra a gripe ocorre das 13h30min às 16h30min. Na Colônia, as unidades funcionam em horários específicos.

ATENÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES

No caso de algum integrante desse grupo ter tomado a vacina contra a Covid-19 ou estar agendada a vacinação, a orientação da Vigilância Epidemiológica é que deve haver um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das vacinas.

Se a pessoa apresentar algum sintoma de infecção pelo coronavírus, a SMS recomenda a suspensão da vacinação contra o vírus Influenza, até a recuperação clínica total e, ao menos, um período de quatro semanas após o início dos sintomas ou, estando assintomática, quatro semanas depois do diagnóstico.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções