GRUNGE : Tributo ao rock dos anos 90
Nesta quarta às 21h, Rodrigo Lorensi e Universo Paralelo tocarão no “90’s Tribute”
Por Carlos Cogoy
Ele participará ao violão, interpretando clássicos do “Grunge”, sonoridade que marcou a década de noventa. Em duas músicas dividirá o palco com a banda “Universo Paralelo”. No João Gilberto – rua Gonçalves Chaves 430 -, Rodrigo Lorensi participará da programação “90’s Tribute”, que terá início às 21h desta quarta. Ingresso a R$10,00, e o antecipado pode ser adquirido no Stúdio CDs.
ROCK – Lorensi menciona sobre a cena cultural e o espaço ao rock: “Creio que nossa cidade é bem rica culturalmente, com vários estilos, e diferentes propostas para todo o tipo de público. Assim, quem trabalha pesado, e faz coisas boas merece apoio. O que seria da cidade sem a cultura, ainda mais aqui na nossa regiao, que não tem nada e a criminalidade aumenta a cada dia? Considero que a cidade sempre foi provinciana, e não se esperava por espaço em bares e pubs, prevalecendo o pagode e sertanejo. No entanto, com a chegada de estudantes de diferentes regiões do País, houve uma mudança, e o pessoal do rock e metal já não precisa tocar em calabouços úmidos, e afastados da cidade. A interação com outras culturas, abriu mais espaço”.
AUTORAL – Lorensi ainda está elaborando composições. Ele acrescenta: “Tenho escrito, mas não tenho muito conhecimento literário. Daí entrei em contato com um grande compositor, o melhor que conheço do gênero, o Ronaldo Campello. Ele vai lapidar minhas letras, pois nossas influências coincidem. E são letras bem sombrias e melancólicas. Em relação a apresentações, sempre que acaba um, ja ficamos na pilha de organizar outro. Então, assim que rolar esse do João, com certeza estaremos providenciando outro, e claro sempre aberto a convites. Como projeto, gravar EP, produzindo algo bem consistente, em relação à harmonia, letras, timbres e gravações”. Para conhecer algumas das composições de Lorensi, ele divulga agenda: sábado no Teus Primos – rua Alm. Barroso 1.500 A; dia 24 no Diabluras – Félix da Cunha 954. No repertório também o som de bandas como “Doom do Antimatter”, “Anathema”, “Opeth”. O músico também tem tocado em locais como a lancheria Macanudo e Chopp do Mercado.
TRAJETÓRIA – Natural de Santa Maria, Lorensi está radicado em Pelotas há mais de trinta anos. Na infância, o primeiro violão era para tocar músicas religiosas. No entanto, na escola, começou a se interessar pelo som pesado. Ele menciona a influência de grupos como Slayer, Metallica e Faith no More. Adolescente, vivenciou o “grunge”, percebendo que, mesmo conhecendo pouco de música, seria possível tocar. Além do som de Seatle, o punk rock e hardcore foram marcantes. A exemplo, Sex Pistols, Ramones, The Exploited, Dead Kennedys, Bad Religion. Trocando fitas com os colegas, chegou ao “Cradle of Filth” e “Katatonia”. Em 2012, Lorensi integrou a Crucial Degradation, dedicada ao detah metal. O grupo se desfez pois alguns dos componentes foram residir noutras cidades. Em 2015, retomada dos ensaios e apoio da Universo Paralelo.
Banda “Universo Paralelo” tocará no tributo ao “Grunge”
Dez anos de estrada. “Universo Paralelo” é banda que estará entre as atrações do “90’s Tribute” nesta quarta à noite. No João Gilberto – Félix 430 -, o grupo tocará repertório com o som “grunge”. A formação atual reúne: Daniel Souza (vocal); Felipe Moschoutis (baixo); Giovanni Fleigel (guitarra e voz); Sergio Moschoutis (bateria e voz). Entre os projetos da banda, a gravação do primeiro álbum.
HISTÓRIA – Os integrantes mencionam sobre a trajetória da UP: “A banda sempre teve intuito de fazer músicas próprias. É o que nos faz vestir a camisa, e seguir em frente. Acreditamos muito nas nossas canções. Estamos mais velhos, com mais objetivo, e uma vontade imensa de gravar nosso primeiro álbum. Passamos por muitas dificuldades de deslocamento, com dois integrantes morando em cidades do interior, mas a vontade está acima, estamos com mais de quinze músicas prontas. Então a UP está pronta para entrar no estúdio e gravar seu primeiro disco. Em relação à programação no JG, será uma honra participar do tributo ao rock dos anos noventa. O evento tem a nossa cara, pois toda a influência da banda ocorreu nessa época. Além disso, estaremos ao lado do nosso grande amigo e músico Rodrigo Lorensi”.
JAGUARÃO – O grupo destaca os shows no Motofest em Jaguarão, com o repertório próprio, em apresentações para público que lotou a praça central.
(C0G0Y)