Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Grupo APAC estimula a doação de sangue

Grupo APAC estimula a doação de sangue
15 junho
10:22 2022

Entre as ações promovidas durante o Junho Vermelho está a divulgação de vídeos com testemunhos de quem foi beneficiado pelo gesto

  Para reforçar a importância de um gesto simples e que salva vidas, 14 de junho foi instituído o Dia Mundial do Doador de Sangue. Buscando motivar colaboradores e acadêmicos a realizar o gesto solidário, a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC) realiza ações de estímulo à doação durante o “Junho Vermelho”.

A iniciativa é uma parceria entre os setores de Gestão de Pessoas  e Comunicação e Relacionamento do Grupo APAC. “Fazer esse convite especial aos colaboradores e acadêmicos é uma oportunidade para proporcionarmos ainda mais benfeitorias para a sociedade. Nos orgulhamos em incentivar esse ato de amor que é a doação de sangue”, explica uma das responsáveis pela ação, a Gerente Administrativa em Gestão de Pessoas, Giuli da Rosa.

Segundo a supervisora de Comunicação e Marketing da UCPel, Rita Witch, foram produzidos cards sobre a importância do ato, além de vídeos com depoimentos de funcionários  e de alunos que fazem da doação uma prática rotineira. Os materiais serão publicados nas redes sociais das empresas do Grupo APAC (UCPel, Hospital Universitário São Francisco de Paula, Centro da Criança São Luiz Gonzaga e Rádio Universidade) a partir desta terça-feira.

 Ação da Medicina

Além das ações internas, os novos acadêmicos do curso de Medicina da UCPel realizaram um trote solidário no qual 230 estudantes foram até o Hemopel doar. A iniciativa surgiu a partir da proposta do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

SITUAÇÃO DO HEMOPEL

A proposta da campanha do grupo APAC é ajudar a restabelecer o estoque do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), hoje abaixo de 80%. “Estamos precisando de sangue de todos os tipos, tanto positivos quanto negativos”, ressalta a assistente social do Hemopel, Márcia Lages.

COMO DOAR?

Para se tornar um doador de sangue, basta cumprir os requisitos e ir até o Hemocentro portando um documento oficial com foto. O Hemopel está localizado na avenida Bento Gonçalves, 4.569, e funciona de segunda a sexta das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.

Requisitos para doação de sangue

  • Pessoas entre 16 e 69 anos com mais de 50 kg
  • Estar alimentado. Evite ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação
  • Caso for doar após o almoço, aguardar duas horas
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
  • Pessoas entre 60 e 69 anos só poderão doar se já tiverem feito antes dos 60 anos
  • Menores de 18 anos necessitam de consentimento formal dos pais

 

Saiba quando você não pode doar e outras informações no site do Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue ))

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções