GRUPO D : Uma vaga para dois campeões mundiais
No Grupo da Morte é que pintou a maior “zebra” da Copa do Mundo. A liderança não está com nenhum dos três campeões do mundo: Itália, Uruguai ou Inglaterra, e sim com a antes desconsiderada Costa Rica. Com seis pontos, o time costarriquenho já está garantido nas oitavas de final e muito perto de assegurar o primeiro lugar do Grupo D. Assim, a briga fica pela segunda vaga entre Itália e Uruguai, que se enfrentam nesta terça-feira, às 13h, na Arena das Dunas, em Natal. A Inglaterra já está eliminada.
A Itália deixou uma boa impressão na primeira rodada do Mundial, quando derrotou a Inglaterra por 2 a 1. Mas no jogo seguinte parou diante da surpreendente Costa Rica, perdendo por 1 a 0. Com melhor saldo do que Uruguai: zero contra menos um, o time de Cesare Prandelli se classifica com empate na decisão de hoje. Para ser o primeiro lugar do grupo, a Azurra terá que vencer e torcer por derrota da Costa Rica para a Inglaterra, tirando a diferença – na combinação de resultados – de três gols no saldo.
O Uruguai fez o caminho inverso da Itália. Começou mal na competição, perdendo por 3 a 1 para a Costa Rica. Na partida seguinte, com a presença de Luis Suárez (ele não jogou o primeiro jogo por estar em recuperação de cirurgia) – autor dos dois gols -, a Celestre recuperou sua mística de garra, fazendo 2 a 1 na Inglaterra. Necessita repetir a façanha, vencendo a Itália, para seguir em frente no Mundial.
Prandelli pode promover a volta de Verrati, que jogou a primeira partidas, mas deu perdeu o lugar para Thiago Mota contra a Costa Rica. O treinador pode tirar Candreva para colocar o atacante Ciro Imobille ao lado de Balotelli. De Rossi está lesionado. O Uruguai segue sem contar com Diego Lugano – igualmente lesionado.
A Costa Rica necessita apenas do empate diante da Inglaterra no Mineirão, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, às 13h, para assegurar a primeira colocação do Grupo D. Já os ingleses retornam mais cedo para a casa. Com duas derrotas nas primeiras rodadas (ambas por 2 a 1 para Itália e Uruguai), o jogo de hoje marca a despedida do Steven Gerrard (foto), 34 anos, que já anunciou que este é seu último jogo pela seleção. Ele já disputou três Copas do Mundo, totalizando 11 partidas, com a marcação de três gols.
Já pensando nas oitavas de final, o técnico José Pinto ensaia duas mudanças na equipe da Costa Rica. Na defesa, Roy Miller deve entrar no lugar de Umaña, que tem um cartão amarelo. No ataque Rendall Brenes deve receber uma chance na vaga de Campbell ou Bolaños. Os titulares serão preservados para a próxima fase.
ITÁLIA
Buffon
Bonucci
Barzagli
Chiellini
Darmian
Verreti
Pirlo
De Sciglio
Marchísio
Immobile
Balotelli
T. Cesare Prandelli
URUGUAI
Muslera
Martín Cáceres
Giménez
Godin
Álvaro Pereira
Arévalo Rios
Álvaro Gonzáles
Lodeiro
Cristian Rodríguez
Cavani
Suárez
T. Óscar Tabárez
Árbitro: Marco Rodríguez (México) Horário: 13h. Local: Arena das Dunas, em Natal/RN