GRUPO E : Shaqiri brilha em Manaus e Suíça passa
Meia suíço marca três vezes para colocar sua equipe nas oitavas de final
A Suíça se recuperou da derrota sofrida para a França na rodada passada, fazendo 3 a 0 diante de Honduras e assim assegurando vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. O meia-atacante Shaqiri brilhou em campo, com a marcação de três gols, na partida realizada nesta quarta-feira na Arena Amazônia, em Manaus. Como segundo colocado do E, o time suíço vai enfrentar a Argentina na próxima fase. Já Honduras volta para casa com três derrotas, oito gols sofridos e apenas um marcado. O técnico Luís Fernando Suárez pediu demissão ao final do jogo.
Com a necessidade de vencer e fazer escore para melhorar o saldo de gols, a Suíça saiu em cima do adversário. O primeiro gol não demorou acontecer. Aos cinco minutos, Shaqiri cortou da direita para o meio e acertou um chute espetacular de fora da área. Sem qualidade, Honduras não conseguiu reagir para buscar o empate. E viu, aos 30 minutos, o adversário ampliar a vantagem. Desta vez, Shaqiri escapou num contra-ataque e fez 2 a 0.
No segundo tempo, Honduras voltou assustando e criou duas ótimas chances de gol nos primeiros minutos. Na mais clara, o suíço Rodriguez salvou quase sobre a linha a finalização de Bengston. Mas depois o jogo voltou ao ritmo normal e a Suíça marcou o terceiro, aos 24 minutos, quando Drmic deu assistência para a finalização do iluminado Shaqiri. Na sequência, as tentativas hondurenhas pararam nas mãos de Benaglio.
HONDURAS (0)
Valladares
Beckeles
Bernardez
Figueroa
Juan Garcia
Garcia (Najar)
Wilson Palacios
Claros
Espinoza (Chavez)
Bengtson
Costly (Jerry Palacios)
T: Luis Suarez
SUÍÇA (3)
Benaglio
Lichtsteiner
Djourou
Schaer
Rodriguez
Inler
Behrami
Mehmedi
Xhaka (Lang)
Shaqiri (Dzemaili)
Drmic (Seferovic)
T: Ottmar Hitzfeld
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina). Local: Arena Amazônia, em Manaus/AM
ELIMINADO – O único sul-americano que não passou para as oitavas de final é o Equador. A seleção, que escolheu o Rio Grande do Sul como sede, empatou com a França por zero a zero nesta quarta-feira, no Maracanã. Enquanto os equatorianos lamentavam a eliminação, os franceses se sentiram com a missão cumprida: ficaram em primeiro lugar do E, com sete pontos. Nas oitavas de final, a equipe de Karim Benzema irá enfrentar a Nigéria, segunda-feira, no Mané Garrincha em Brasília.