Grupo espanhol de empresas auxiliará na implantação do Parque Tecnológico de Pelotas
A prefeitura de Pelotas e a Aclima, cluster espanhol de empresas de meio ambiente, assinaram um acordo de cooperação em intercâmbio tecnológico e inovação, visando o desenvolvimento de programas em parceria para a implantação do Parque Tecnológico de Pelotas. O ato, ocorrido nesta sexta-feira (28) em Bilbao, Espanha, na sede do governo basco, integra a agenda da missão à Europa chefiada pelo vice-governador Beto Grill.
Além de troca de experiências e colaboração em projetos, o termo prevê o desenvolvimento de soluções técnicas para a organização de uma linha de trabalho orientada a produtos, serviços e tecnologias ambientais, promovendo o desenvolvimento competitivo e sustentável para a cidade de Pelotas e região. Segundo Fernando Estima, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, não se trata de uma ação isolada: “Esta é a concretização da primeira etapa de um esforço regional para avançar nas questões relacionadas à sustentabilidade. Os municípios vizinhos pactuam dessa visão”.
Para Beto Grill, a ação vai ao encontro de algumas das demandas mais urgentes da Zona Sul, tendo em vista o grande número de novos empreendimentos e a crescimento do setor da construção civil em cidades como Pelotas e Rio Grande. “Cada vez mais é necessário pensarmos os impactos ambientais oriundos do desenvolvimento socioeconômico que hoje essa região do Estado apresenta. A expertise dos bascos nesse setor poderá ser o diferencial no planejamento urbano e no manejo dos recursos naturais”.
Expertise em desenvolvimento sustentável
Na quinta-feira (27), a comitiva gaúcha participou de uma jornada de apresentações e debates na sede Aclima, em Bilbao. O encontro representou um importante avanço para a troca de ideias e prospecção de acordos de cooperação mútua. A comitiva gaúcha pôde conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas empresas que compõem o cluster basco e apresentar as oportunidades existentes no Rio Grande do Sul.
Fundada em abril de 1995, a Aclima reúne, atualmente, 98 indústrias associadas, 83 empresas privadas ligadas ao setor, 15 membros honorários e mais de 9,2 mil profissionais envolvidos. Lidera ações para promover a competitividade da eco indústria. Os integrantes da associação são fornecedores de bens e serviços, como engenharia, consultoria, planejamento urbano e construção, bem como instituições públicas, centros tecnológicos e universidades. Tanto a Aclima quanto empresas ligadas ao grupo já desempenham atividades em cidades gaúchas como Santa Maria, Novo Hamburgo e Lajeado.
Cluster
Os clusters são grupos de empresas interconectadas e de instituições associadas, próximas geograficamente e ligadas por atividades e interesses comuns e complementares entre si, com o intuito de melhorar a competitividade das empresas associadas, por meio de projetos de cooperações. Desempenham a função de agentes de contato entre as instituições, gestores de comunicação, identificadores de oportunidades e apoiadores de processos de trabalho.