Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Grupo espanhol de empresas auxiliará na implantação do Parque Tecnológico de Pelotas

Grupo espanhol de empresas auxiliará na implantação do Parque Tecnológico de Pelotas
30 março
14:47 2014

A prefeitura de Pelotas e a Aclima, cluster espanhol de empresas de meio ambiente, assinaram um acordo de cooperação em intercâmbio tecnológico e inovação, visando o desenvolvimento de programas em parceria para a implantação do Parque Tecnológico de Pelotas. O ato, ocorrido nesta sexta-feira (28) em Bilbao, Espanha, na sede do governo basco, integra a agenda da missão à Europa chefiada pelo vice-governador Beto Grill.

Além de troca de experiências e colaboração em projetos, o termo prevê o desenvolvimento de soluções técnicas para a organização de uma linha de trabalho orientada a produtos, serviços e tecnologias ambientais, promovendo o desenvolvimento competitivo e sustentável para a cidade de Pelotas e região. Segundo Fernando Estima, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, não se trata de uma ação isolada: “Esta é a concretização da primeira etapa de um esforço regional para avançar nas questões relacionadas à sustentabilidade. Os municípios vizinhos pactuam dessa visão”.
Para Beto Grill, a ação vai ao encontro de algumas das demandas mais urgentes da Zona Sul, tendo em vista o grande número de novos empreendimentos e a crescimento do setor da construção civil em cidades como Pelotas e Rio Grande. “Cada vez mais é necessário pensarmos os impactos ambientais oriundos do desenvolvimento socioeconômico que hoje essa região do Estado apresenta. A expertise dos bascos nesse setor poderá ser o diferencial no planejamento urbano e no manejo dos recursos naturais”.

Expertise em desenvolvimento sustentável

Na quinta-feira (27), a comitiva gaúcha participou de uma jornada de apresentações e debates na sede Aclima, em Bilbao. O encontro representou um importante avanço para a troca de ideias e prospecção de acordos de cooperação mútua. A comitiva gaúcha pôde conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas empresas que compõem o cluster basco e apresentar as oportunidades existentes no Rio Grande do Sul.
Fundada em abril de 1995, a Aclima reúne, atualmente, 98 indústrias associadas, 83 empresas privadas ligadas ao setor, 15 membros honorários e mais de 9,2 mil profissionais envolvidos. Lidera ações para promover a competitividade da eco indústria. Os integrantes da associação são fornecedores de bens e serviços, como engenharia, consultoria, planejamento urbano e construção, bem como instituições públicas, centros tecnológicos e universidades. Tanto a Aclima quanto empresas ligadas ao grupo já desempenham atividades em cidades gaúchas como Santa Maria, Novo Hamburgo e Lajeado.

Cluster

Os clusters são grupos de empresas interconectadas e de instituições associadas, próximas geograficamente e ligadas por atividades e interesses comuns e complementares entre si, com o intuito de melhorar a competitividade das empresas associadas, por meio de projetos de cooperações. Desempenham a função de agentes de contato entre as instituições, gestores de comunicação, identificadores de oportunidades e apoiadores de processos de trabalho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções