GRUPO G : Terá empate amigo entre EUA e Alemanha?
Portugal tem alguma chance de se classificar? Sem considerar o mau futebol apresentado pelos companheiros de Cristiano Ronaldo, há um risco ainda maior para os portugueses. Um empate entre Alemanha e Estados Unidos, que se enfrentam na Arena Pernambuco, às 13h desta quinta-feira, determina a classificação das duas seleções. Isso causará a eliminação de Portugal e Gana no Grupo G.
Alemanha e Estados Unidos chegaram à última rodada nesta situação que permite a realização de um jogo de “compadres”. As duas equipes estão com quatro pontos e, se houver empate, garantem classificação para as oitavas de final. Gana ou Portugal – o que vencer o confronto direto – só pode chegar a quatro pontos.
A hipótese de acordo é reforçada pelo fato de o time norte-americano ser treinado pelo alemão Jürgen Klinsmann, que foi campeão do mundo, em 1990, vestindo a camisa de seu país. O atual técnico da equipe germânica, Joachim Low, foi auxiliar de Klinsmann, quando o ex-atacante dirigiu a Seleção Alemã nas copas de 2002 e 2006.
A hipótese de combinar o resultado é rechaçada pelo zagueiro Mats Hummels, da Alemanha. “Posso negar absolutamente que isso vá acontecer. É grosseiramente antidesportivo quando existem pensamentos neste sentido. Não vamos nunca jogar por empate”, afirmou.
Em caso de empate, a Alemanha fica com o primeiro lugar do grupo, porque possui melhor saldo de gols. Na rodada anterior, os dois empataram por 2 a 2 em jogos de muito sofrido. Os alemães penaram diante da disposição de Gana, enquanto os norte-americanos enfrentaram Portugal. Para eles ficou a decepção, porque estavam classificados até os 47 minutos, quando a equipe portuguesa marcou o segundo gol.
O atacante Jozy Altidores, lesionado no primeiro jogo dos Estados Unidos, vai seguir fora da equipe.
EUA
Howard
Johnson
Cameron
Besler
Beasley
Beckerman
Jones
Bradley
Zusi
Bedoya
Dempsey
T. Jürgen Klinsmann
ALEMANHA
Neuer
Lahm
Mertesacker
Hummels
Höwedes
Draxler
Schweinsteiger
Ozil
Toni Kroos e
Götze
Thomas Müller
T. Joachim Löw
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão). Horário: 13h. Local: Arena Pernambuco, em Recife/PE
Portugal e Gana precisam mais do que vencer
Portugal e Gana só tem algo a fazer: é jogar pela vitória no duelo desta quinta-feira, às 13h, no Mané Garrincha, em Brasília. Eles necessitam fazer sua parte pelo menos para ficar com a consciência tranquila na briga por classificação no Grupo G. A seleção que ganhar tem chance de ficar com a segunda vaga, desde que tenha vencedor no jogo entre Alemanha e Estados Unidos – no mesmo horário.
Mas só a vitória não basta. Os portugueses necessitam, além da combinação de resultados, tirar a diferença de cinco gols no saldo para os norte-americanos e de oito para os alemães. Já os ganeses têm menos um gol em relação aos Estados Unidos e menos cinco na comparação com o saldo da Alemanha. Por motivos óbvios, eles devem torcer pela vitória alemã no jogo paralelo desta última rodada.
Os jogadores de Gana reclamaram a falta de pagamento da premiação e, inclusive, ameaçaram não entrar em campo no jogo diante de Portugal, caso não houvesse o pagamento. O governo do país teria enviado de avião para o Brasil com cerca de 100 mil dólares, em dinheiro vivo, para cada jogador ganês. Já Cristiano Ronaldo tem a chance de pelo menos deixar a Copa com uma atuação digna do melhor jogador do mundo.