Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Grupo Tholl celebra 20 anos com oficinas de técnicas circenses

Grupo Tholl celebra 20 anos com oficinas de técnicas circenses
21 março
09:14 2022

Projeto Tholl Oficinas, financiado pela CMPC, oferece 100 vagas em oficinas de técnicas circenses para crianças de 6 a 12 ano, da região do Porto

O mundo do circo abre alas para o projeto “Tholl Oficinas” a partir desta segunda-feira(20), com uma série de atividades que se estendem até dezembro. No ano em que o Grupo Tholl completa duas décadas gerando emoções pelos quatro cantos do país, o presente será destinado ao público infantil da zona portuária de Pelotas. Até 31 de março serão apresentadas no Centro de Treinamento do Grupo Tholl (CT) as modalidades de oficinas ofertadas gratuitamente para o período de abril a dezembro. São elas: maquiagem cênica – ministrada por João Bachilli; técnicas circenses de solo – com Tia Gláucia; trampolim acrobático e power tracking – com Marvin Duarte; teatro – com João Schmidt e Germano Rusch e acrobacias – com Simone Lírio.

Programação com oficinas será no Centro de Treinamento do Tholl

O público alvo são crianças entre seis e 12 anos, moradoras do Porto, ou estudantes das escolas da região. “As crianças terão duas aulas por semana no turno inverso à escola, nas modalidades escolhidas, podendo mudar de técnica caso se interessem por outra”, explica o produtor, João Schmidt. Ele informa que a partir de sábado(19), integrantes do grupo estarão circulando pelas ruas do bairro, levando o convite à comunidade lindeira. Nos dias 22 e 23 de março acontecem as visitas às escolas, com a equipe do projeto levando informações e o convite para que os alunos dessa faixa etária façam parte do projeto. “Estaremos conclamando a vizinhança para comemorar conosco esta data tão simbólica, da forma que mais gostamos, no palco de casa”, destaca. Serão disponibilizadas 100 vagas, incluindo de acessibilidade para atender alunos surdos ou com limitações para locomoção.

CELEBRAÇÃO – O endereço da Rua Garibaldi, 630 abriga desde 2010 o Centro de Treinamento do Grupo Tholl – carinhosamente chamado de CT. Foi lá que o Tholl viu crescer suas raízes. Ao longo destes 20 anos o amplo galpão é uma verdadeira fábrica de sonhos, de onde nascem as ideias e espetáculos gestados por João Bachilli e sua trupe. Desde a explosão de criação, passando pela força dos treinamentos até a irreverência do riso. Sensações arrebatadoras que já tocaram um público de mais de 2 milhões de espectadores, nos seis diferentes espetáculos que o Grupo Tholl levou pelo Brasil. Para celebrar tudo isso, está no ar o projeto produzido pela ATO Produção Cultural, com patrocínio da CMPC via Lei Rouanet.

HISTÓRICO – Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, O Grupo Tholl foi criado em 1987, pelo ator João Bachilli. O menino que tinha o sonho de “artista de circo” inventou o seu próprio picadeiro. Nos anos 90 criou algumas pequenas performances até que em 2002 idealizou a sua linguagem do novo circo. Sem picadeiro e sem lona nasceu “Tholl, Imagem e Sonho”, em cartaz desde 2002. Com turnês por diversos estados brasileiros e capital federal, se consolidou com uma referência artística. No repertório, os espetáculos “Exotique”, “O Circo de Bonecos”, “Par ou Ímpar”, com Kleiton & Kledir, e “Cirquin”.

Serviço:

Projeto Tholl oficinas

Quando?

De abril a dezembro, no turno inverso da escola (manhã e tarde).

Público alvo: crianças de 6 a 12 anos* (*vagas para acessibilidade).

Como funciona?

Inicialmente turnos de recreação para apresentação das modalidades e inscrições – de 21 a 31 de março.

Manhã (9h às 12h) – tarde (14h às 17h)

Modalidades das oficinas:

  • Técnica circense solo: Tia Gláucia
  • Trampolim acrobático: Marvin Duarte
  • Acrobacia e power tracking: Simone Lírio
  • Maquiagem: João Bachilli
  • Teatro: João Scmidt e Germano Rusch

Informações:

53 3025 6637 – das 13h30 às 19h30

Instagram @grupotholl

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções