GUADALUPE : Romaria este ano será em modo alternativo
O Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Bergmann, mais o Colegiado de Coordenação de Pastoral e da Coordenação de Pastoral Arquidiocesana (COPA) definiram como será a vivência da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, entre os dias 7 e 12 deste mês.
Originalmente, a Romaria ocorre no final do mês de outubro. Este ano, em função da pandemia e necessidade de evitar aglomerações, além da troca da data, ela terá um caráter paroquial, com a utilização das redes sociais para aproximar os fiéis e devotos de Nossa Senhora de Guadalupe.
SOBRE O EVENTO
A celebração da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe em tempo de pandemia será inédita, porém, sem perder a essência do evento cristão. Será rezado o “Rosário Missionário da Arquidiocese”, o mesmo rezado por ocasião da Celebração dos 110 Anos da Diocese/Arquidiocese em agosto: será rezado nos dias 7, 8, 9 e 10/12; estará à disposição pelo Facebook da Arquidiocese já pela manhã, e, pela RU – Rádio Universidade – será levado ao ar às 22h para ser acompanhado pelos fieis.
Será realizado um Tríduo de preparação para a 35ª Romaria, nos dias 9, 10 e 11, celebrado nas paróquias; a forma de celebração será determinada por cada paróquia – ou Celebração da Eucaristia, ou Celebração da Palavra, presencias ou transmitidas.
No dia 12, dia da Romaria, haverá uma Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo Arcebispo, com a participação dos membros da COPA – Coordenação Pastoral Arquidiocesana;
Após a Celebração das 15 horas no Santuário, em todas as paróquias haverá uma Celebração Eucarística. Também nesse dia será lançado, caracterizando a singular experiência pandêmica o gesto concreto: do dia da Romaria até o Natal, em todas as comunidades, serão recolhidas doações de alimentos, produtos de higiene e vestuário, para serem destinados para famílias de desempregados por causa da pandemia.