Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Guarda Municipal completa 30 anos de atuação

Guarda Municipal completa 30 anos de atuação
11 fevereiro
07:53 2020

Três décadas dedicadas à segurança pública. Essa foi a marca alcançada pela Guarda Municipal (GM) de Pelotas no domingo, 9 de fevereiro, quando comemorou seus 30 anos de existência. Para assinalar a passagem da data simbólica, a Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, organizou atividades nesta semana para homenagear a corporação, formada por cerca de 180 profissionais. A programação começa nesta terça-feira, com uma sessão solene na Câmara de Vereadores, às 14h.

Na quarta (12), um torneio de futebol será promovido no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”, às 14h, e na quinta (13), o 5º Batalhão de Polícia de Choque, da Brigada Militar, ministra um treinamento técnico-profissional ao efetivo da Guarda. A semana comemorativa termina na sexta (14), com uma homenagem aos integrantes da instituição, que será realizada no Pelotas Parque Tecnológico, às 10h30min.

PROGRAMAÇÃO inclui homenagem a integrantes da instituição

PROGRAMAÇÃO inclui homenagem a integrantes da instituição

REFORÇO PARA A GUARDA

Desde o ano passado, uma nova turma de guardas municipais passa pelo curso de formação, sob responsabilidade da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol). O período de instrução corresponde a três meses – 600 horas/aula – e prevê 35 disciplinas teóricas e práticas no conteúdo programático.

Desde então, os alunos frequentam aulas ministradas por instrutores da Academia e personalidades ligadas à área da segurança, que compartilham experiências e conhecimentos relacionados a técnicas operacionais policiais, legislação, noções de inteligência, prevenção de conflitos, defesa pessoal, ética, cidadania, armamento e tiro, direção defensiva, gerenciamento integrado de crises, entre outras temáticas.

IMPORTANTE ALIADA

A GM também é peça essencial no que tange ao declínio da violência na cidade, evidenciado nos últimos anos – resultado de um trabalho integrado entre órgãos de segurança, subsidiado por uma atuação entrosada e de inteligência, mobilizada pelo Pacto Pelotas pela Paz, desde 2017.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções