GUARDA MUNICIPAL : Paula oferece 185% de adicional de risco
Índice progressivo de 30% pode elevar o complemento até 2020
A prefeita Paula Mascarenhas ofereceu um adicional de risco de vida progressivo ao guardas municipais que pode chegar até 185% ao final de seu governo. Na proposta apresentada pelo Executivo em reunião com o Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), nesta sexta-feira (16), na Prefeitura, a categoria poderá receber um acréscimo de 10% por ano até totalizar 30% em 2020.
Paula destacou que irá continuar a política de valorização dos servidores da segurança pública, a exemplo do governo Eduardo Leite, mas que a proposta ofertada está no limite máximo permitido pelos cofres municipais no período contingenciamento de 30% das despesas públicas.
“Fizemos um esforço enorme para alcançar a marca de 30% de adicional de risco de vida para disponibilizarmos essa valorização sistemática”, afirmou a prefeita ao reforçar sempre estar aberta ao diálogo e ouvir a categoria.
A presidente do Simp, Tatiana Rodrigues, considerou a oferta abaixo da reivindicação que apontava o índice de 222%, mas deve aguardar nova deliberação da classe.
“Quando a prefeita nos entregar a proposta levaremos isso para a assembleia que vai debater se esta resposta representa ou não a vontade da Guarda”, disse Tatiana.
O secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, o secretário interino da Receita, Abel Dourado, a secretária de Governo, Clotilde Victória, e o assessor especial, Fábio Machado, também participaram do encontro.
Adicional será estendido aos agentes de trânsito
Ao fim da reunião com o Simp, a prefeita se dirigiu à Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) para comunicar ao secretário Flávio Alam sobre a decisão de estender aos agentes de trânsito o mesmo adicional de risco de vida proposto aos guardas municipais, que chegará a 185% até o fim da sua administração.
Diversos agentes acompanharam a reunião e receberam a notícia diretamente da prefeita. Inclusive alguns dos novos, que ainda estão em treinamento.
A chefe do Executivo falou sobre a importância de reconhecer os profissionais que estão na linha de frente da ação prioritária do Governo, o Pacto Pelotas pela Paz. Neste cenário, os agentes de trânsito também são imprescindíveis, principalmente em virtude da contribuição do efetivo na redução de 47% no número de mortes no trânsito.