Guarda Municipal recebe doações de empresários
Materiais são usados na higienização das viaturas, com o objetivo de proteger os agentes contra o novo coronavírus
A Guarda Municipal (GM) de Pelotas continua atuante durante a pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, por se tratar de um serviço essencial à população: a segurança pública. Os cuidados pessoais dos profissionais são observados, com o uso de máscaras e álcool em gel. Empresários locais têm auxiliado a Guarda nessa missão, por meio de doações.
A Prefeitura disponibilizou os equipamentos de proteção individual recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como luvas, máscaras e o álcool em gel, mas toda a ajuda da comunidade é bem-vinda nesse momento, explica o comandante da corporação, Igor Bretanha.
“O fato de recebermos essas doações da comunidade é uma satisfação, um reconhecimento do trabalho da Guarda. Ficamos muito agradecidos. Os materiais nos dão mais segurança para enfrentar a pandemia, para que possamos continuar a atender a população”, disse o comandante Bretanha.
A Skenta Conveniências doou produtos de limpeza; a Curativa Farmácia de Manipulação repassou, gratuitamente, álcool em gel 70%; e a PH Produtos de Embelezamento Automotivo encaminhou materiais de higiene à Guarda Municipal. Além de ter atenção com suas fardas, lavar bem as mãos e administrar as máscaras, os profissionais mantêm as viaturas limpas, pois circulam 24h. O risco maior é nas maçanetas, câmbio e volante, que são higienizados constantemente com desinfetante e álcool 70%.
Doe produtos também
Outras empresas e pessoas que queiram fazer suas doações de produtos de higiene, ao órgão de segurança municipal, podem entrar em contato pelo telefone (53) 3283-7781 ou (53) 3223–0210.
Patrulhamento durante pandemia
Para fazer cumprir o decreto de fechamento do comércio em Pelotas, a GM atende denúncias pelo telefone 153, realiza patrulhamento e atua em Operações Integradas com as demais forças de segurança. A maior parte do comércio, que não se destina à satisfação de necessidades básicas, está fechado, com algumas exceções, por falta de informação de parte da população. “Os comerciantes vêm cooperando, e nosso trabalho é de orientação; não tivemos nenhum caso de resistência ao fechamento dos estabelecimentos que não se enquadram em serviço essencial”, conta Bretanha.
Em relação a aglomerações em via pública, nesse final de semana houve denúncias de corridas em alta velocidade de moto e som automotivo altíssimo no Distrito Industrial, próximo ao Centro de Eventos. Na avenida Bento Gonçalves, outro local em que esse tipo de movimentação é recorrente – mesmo durante as medidas restritivas –, a Guarda atua com o intento de coibir a permanência das pessoas, instruindo os cidadãos ao isolamento domiciliar.