HÁ 46 ANOS : Vitória para igualar marca histórica
O Brasil pode igualar nesta segunda-feira seu melhor início de Campeonato Gaúcho da história de 98 anos da competição. Se vencer o São Luiz, no 19 de Outubro, em Ijuí, o Xavante irá repetir a campanha de 1972, quando ganhou os quatro primeiros jogos.
Depois dessa campanha histórica há 46 anos, o máximo que o Brasil conseguiu foram duas vitórias seguidas no começo do Gauchão. Agora já está com três. “Estamos quebrando tabus. Os tabus existem para serem quebrados”, destaca o técnico Clemer.
Só que quatro vitórias agora têm um significado muito mais importante do que há quatro décadas passadas. Na ocasião, o Brasil enfrentou equipes da Região Sul (exceto ao Novo Hamburgo) na primeira fase do Gauchão, quando ficou invicto por 10 rodadas. Os outros adversários foram o Farroupilha, o São Paulo e a dupla de Bagé.
DESTAQUE – Outro destaque da campanha do Brasil em 2018 é o de possuir a melhor defesa deste começo de Gauchão. Em três partidas, o goleiro Marcelo Pitol foi vazado apenas uma vez (gol de pênalti marcado por Guilherme Queiroz, do Juventude). Quem mais se aproxima do Xavante no quesito de eficiência defensiva é o Internacional, que sofreu dois gols na derrota de 2 a 1 para o Caxias.
O Brasil não joga em Ijuí há quase nove anos. A última vez foi em 2009, quando perdeu por 2 a 0 – dia 11 de fevereiro. Depois disso, os dois times se enfrentaram no Bento Freitas em 2014. Foi a vez de o Rubro-Negro ganhar por 2 a 0 – dois gols de Nena.