HANDEBOL : Juniores do Brilhante voam longe em disputa nacional
Por: Henrique König
O Handebol do Clube Brilhante disputou o Campeonato Brasileiro de Juniores e terminou em sexto lugar, competindo entre as melhores agremiações do país. Foi a primeira experiência desse nível para os jovens atletas, mas o Esmeraldino pretende se firmar entre as potências do Handebol nacional, mobilizando a atuação em torneios desse naipe habitualmente nos próximos anos.
Foi uma árdua caminhada para angariar recursos e a conversa do Diário da Manhã é com o treinador do masculino, Eduardo Guimarães: “a captação de recursos foi um esforço de 4-5 meses com rifas, eventos e tudo que foi possível. Tivemos alguns contratempos, mas felizmente levantamos grande parte do capital necessário e conseguimos viabilizar a ida dos meninos. Havia três vagas para equipes do Sul na competição e nós preenchemos uma delas sem a necessidade de competir (conhecido zonal). A expectativa é que, com nossa participação, a categoria Júnior seja mais prestigiada na região sul e tenha maior disputa por estas vagas na fase final. Foi nossa primeira competição nacional com o Brilhante e o objetivo é que possamos competir todos os anos a partir de agora e em mais categorias”.
A campanha foi de jogos competitivos contras as principais forças do país. Na estreia, derrota para Univali/Itajaí que abriu vantagem no fim e venceu por 46×26. Os catarinenses ficaram em 3º lugar. Contra o vice-campeão Corinthians/Guarulhos, derrota por 37×26. O terceiro jogo decisivo foi contra a equipe que homenageia a história do professor Barbosa de Godois, do Maranhão. A perda veio no detalhe, por 30×28. A vitória foi contra o MEGA, do Distrito Federal. Com grande atuação do goleiro Joshua e dos armadores Lucca, Vitor e Gabriel, triunfo do Brilhante por 33×22 contra os brasilienses. Na disputa do 5º lugar, novamente o cruzamento com Barbosa de Godois. Dessa vez o jogo terminou empatado, mas os maranhenses venceram na prorrogação por 32×30.
“Nosso goleiro Joshua foi eleito o melhor da competição e o Lucca foi o vice-artilheiro. São meninos ótimos de grupo, confiantes na sua capacidade e com um ótimo psicológico em momentos de decisão. Além disso, levam os treinamentos a sério e colheram os frutos no campeonato nacional. O potencial deles é gigantesco. O Lucca é atleta do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul. Era um dos três atletas de fora do nosso plantel de Pelotas”, avaliou Guimarães.
O treinador chamou a atenção para o aprendizado durante o torneio. Notaram um Handebol mais dinâmico e de muito contato físico. Lances em que estavam acostumados a receber falta eram permitidos pela arbitragem. Tudo isso move um processo de adaptação para os próximos torneios. O Brilhante disputa o Estadual Júnior nos dias 13 e 14 de novembro. Os meninos treinam três vezes por semana visando o Gauchão.
“Queria aproveitar o espaço para convidar todos a fazerem parte da nossa equipe Brilhante. O feminino é comandado pelos professores Roger e Ricardo, com as categorias Cadete (sub16), Juvenil (sub18) e Adulto (18+). O masculino é comandado por mim e pela professora Rita, nas categorias Cadete (sub16), Juvenil (sub18), Júnior (sub21) e Adulto (18+). Para mais informações, como horários dos treinos e matrículas, podem nos procurar na página do Instagram: @handebolcb.”