Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

HANDEBOL : Juniores do Brilhante voam longe em disputa nacional

19 outubro
09:18 2021

Por: Henrique König

O Handebol do Clube Brilhante disputou o Campeonato Brasileiro de Juniores e terminou em sexto lugar, competindo entre as melhores agremiações do país. Foi a primeira experiência desse nível para os jovens atletas, mas o Esmeraldino pretende se firmar entre as potências do Handebol nacional, mobilizando a atuação em torneios desse naipe habitualmente nos próximos anos.

Foi uma árdua caminhada para angariar recursos e a conversa do Diário da Manhã é com o treinador do masculino, Eduardo Guimarães: “a captação de recursos foi um esforço de 4-5 meses com rifas, eventos e tudo que foi possível. Tivemos alguns contratempos, mas felizmente levantamos grande parte do capital necessário e conseguimos viabilizar a ida dos meninos. Havia três vagas para equipes do Sul na competição e nós preenchemos uma delas sem a necessidade de competir (conhecido zonal). A expectativa é que, com nossa participação, a categoria Júnior seja mais prestigiada na região sul e tenha maior disputa por estas vagas na fase final. Foi nossa primeira competição nacional com o Brilhante e o objetivo é que possamos competir todos os anos a partir de agora e em mais categorias”.

A campanha foi de jogos competitivos contras as principais forças do país. Na estreia, derrota para Univali/Itajaí que abriu vantagem no fim e venceu por 46×26. Os catarinenses ficaram em 3º lugar. Contra o vice-campeão Corinthians/Guarulhos, derrota por 37×26. O terceiro jogo decisivo foi contra a equipe que homenageia a história do professor Barbosa de Godois, do Maranhão. A perda veio no detalhe, por 30×28. A vitória foi contra o MEGA, do Distrito Federal. Com grande atuação do goleiro Joshua e dos armadores Lucca, Vitor e Gabriel, triunfo do Brilhante por 33×22 contra os brasilienses. Na disputa do 5º lugar, novamente o cruzamento com Barbosa de Godois. Dessa vez o jogo terminou empatado, mas os maranhenses venceram na prorrogação por 32×30.

“Nosso goleiro Joshua foi eleito o melhor da competição e o Lucca foi o vice-artilheiro. São meninos ótimos de grupo, confiantes na sua capacidade e com um ótimo psicológico em momentos de decisão. Além disso, levam os treinamentos a sério e colheram os frutos no campeonato nacional. O potencial deles é gigantesco. O Lucca é atleta do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul. Era um dos três atletas de fora do nosso plantel de Pelotas”, avaliou Guimarães.

Meninos do Brilhante conquistam sexto lugar nacional, em campanha em Itajaí

O treinador chamou a atenção para o aprendizado durante o torneio. Notaram um Handebol mais dinâmico e de muito contato físico. Lances em que estavam acostumados a receber falta eram permitidos pela arbitragem. Tudo isso move um processo de adaptação para os próximos torneios. O Brilhante disputa o Estadual Júnior nos dias 13 e 14 de novembro. Os meninos treinam três vezes por semana visando o Gauchão.

“Queria aproveitar o espaço para convidar todos a fazerem parte da nossa equipe Brilhante. O feminino é comandado pelos professores Roger e Ricardo, com as categorias Cadete (sub16), Juvenil (sub18) e Adulto (18+). O masculino é comandado por mim e pela professora Rita, nas categorias Cadete (sub16), Juvenil (sub18), Júnior (sub21) e Adulto (18+). Para mais informações, como horários dos treinos e matrículas, podem nos procurar na página do Instagram: @handebolcb.”

Comentários ()

Seções