Hemerson Maria projeta que o Brasil tenha mais reforços na B
Por: Henrique König
O treinador do Brasil concedeu entrevista coletiva após a derrota por 1×0 para o CRB, a primeira perda do Xavante na Série B nacional, após três empates. Ainda sem vencer em quatro rodadas, o próximo duelo é em casa, em jogo alterado para domingo, 11h, no Bento Freitas, contra o Sampaio Corrêa.
Com pouco mais de um mês presencialmente em Pelotas, Hemerson Maria tenta encontrar soluções com as limitações técnicas do elenco xavante. Priorizou a defesa nas primeiras rodadas, mas, com a bola, o time está devendo em mobilidade, desde a saída de bola até as escassas criações ofensivas.
Contra o CRB em Maceió: “Não fizemos um bom jogo nos dois tempos. Tivemos dificuldade para marcá-los e com a bola erramos muito tecnicamente também. Tentamos mudar a marcação para neutralizar as laterais do CRB. Mas ficamos bastante tristes com o resultado. Fomos buscar pontos, mas temos que reconhecer que, pelo que fizemos, merecemos nem o empate. Mas agora é trabalhar forte para buscar contra o Sampaio Corrêa.”
Sobre as opções de ataque, que tem média inferior a um gol por jogo no ano todo e também agora com Hemerson Maria: “Nathan fez bom treinamento e foi relacionado para enfrentar o CRB. Entrou na partida e tentou nos ajudar. Tem atletas que nós contratamos que tem característica ofensiva, mas estamos buscando no mercado, até porque precisaremos revezar atletas durante a competição. Acredito que mais à frente o Brasil possa se reforçar nesse setor.”
Pelas características que Hemerson tem procurado para o grupo, o Xavante necessita de mais um zagueiro, com mais velocidade e melhor saída de bola, e jogadores que acrescentem qualidade no meio campo e no ataque. Esperanças estão em Alex Ruan, lateral-esquerdo que ainda não estreou por estar cumprindo suspensão, além de Rafael Silva e Danilo Gomes, jovens vindos do São Paulo e que podem estar regularizados para enfrentar o Sampaio Corrêa.
Polêmicas para enfrentar o Sampaio Corrêa
A primeira das polêmicas para o Brasil é quanto ao horário do jogo. Inicialmente marcado para sábado à noite, as redes sociais xavantes noticiaram a mudança para domingo (23), 11h00, no estádio Bento Freitas.
A principal questão, entretanto, é sobre o adversário rubro-negro na 5ª rodada. O Sampaio Corrêa confirmou pelo menos 9 integrantes positivos para a doença covid-19. Isso acarretou no adiamento do jogo do Sampaio nesta 4ª rodada, quando enfrentaria o Figueirense. A CBF confirmou o cancelamento provisório da partida nesta quarta.
A expectativa é pela manutenção ou não de Brasil x Sampaio Corrêa no domingo, por conta das limitações de elenco na formação dos maranhenses.