Hemocentro faz apelo a doadores
O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) faz um novo apelo à comunidade: a instituição necessita com urgência de doações nas tipagens A- e O-. O estoque destes tipos sanguíneos está muito abaixo do ideal, em estado já considerado crítico.
De acordo com a coordenadora de captação do Hemopel, Gisele Pinto, os sangues negativos geralmente têm incidência menor entre a população, mas mesmo assim o momento é considerado atípico. “Parece que todos os doadores de A e O negativo sumiram”, observou Gisele.
O número de bolsas das demais tipagens é considerado bom, todavia as doações são sempre necessárias. A coordenadora lembrou ainda que, até a bolsa de sangue ser liberada, pode-se passar um período de 48 horas após a coleta, por isso há a necessidade de manter um estoque seguro.
Seja um doador
Os interessados em doar podem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, no primeiro sábado do mês, das 8h às 13h, ir ao Hemocentro – avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O Hemopel mantém ainda um serviço de busca de doadores. Basta reunir grupos de 14 pessoas e agendar com antecedência, diretamente com a equipe da instituição.
Estão aptas a doar sangue pessoas com idades entre 16 e 68 anos e peso superior a 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. Quem quiser colaborar deve procurar o Hemocentro, portando documento de identidade com foto.
No dia da doação é necessário estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. O sangue coletado no Hemocentro é utilizado em Pelotas, no Hospital São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, e em mais 13 municípios da região.