Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

HemoPel necessita de doações para abastecer estoques críticos

HemoPel necessita de doações para abastecer estoques críticos
22 fevereiro
08:36 2024

Os sangues tipo O positivo e negativo estão 80% abaixo do mínimo necessário

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está precisando, com urgência, de doações de sangue do tipo O, fator RH positivo e negativo. Os estoques estão em nível crítico, cerca de 80% abaixo do mínimo necessário para seguir atendendo os hospitais São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, em Pelotas; e de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha, que dependem do HemoPel.

Todos os tipos de sangue são necessários e bem recebidos, mas o abastecimento do tipo O já está comprometido, tornando as doações urgentes para manter os serviços essenciais de saúde. Os doadores podem comparecer ao Hemopel de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia. A legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

Quem teve Covid ou se vacinou recentemente pode doar?

Pessoas que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Após as vacinas é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a covid-19 são necessários sete dias de intervalo.

Condições para doar

Podem doar sangue pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 70 anos incompletos, com peso superior a 50 quilos. Menores de 18 anos precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 51.3288-9193, ou pelo WhatsApp 53.98156-1209.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções