Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

HEPATITES VIRAIS : Dia Internacional de Combate realiza ação e teste rápido

HEPATITES VIRAIS : Dia Internacional de Combate realiza ação e teste rápido
29 julho
09:26 2015

A Secretaria da Saúde deu inicio ontem no Largo do Mercado às ações relativas ao Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais.

Uma tenda foi montada, onde enfermeiros, farmacêuticos e médicos estão atendendo a população, com orientações, distribuição de material sobre contágio, e também realizando o teste rápido para hepatite C. A ação é coordenada pelos assistentes sociais do Programa DST/Aids e Hepatite Virais da Secretaria da Saúde (SMS) José Ricardo Fonseca e Maria Alice Rodrigues. “Orientamos a população que procurem as unidades de saúde do município para realizar o teste rápido para o diagnostico”, adiantou José Ricardo.

EVENTO foi realizado ontem

EVENTO foi realizado ontem

O teste é rápido dura em média 15 minutos, se o resultado for positivo, a pessoa é conduzida para o exame laboratorial, e se o diagnostico permanecer, o encaminhamento é para um médico gastroenterologista para dar inicio ao tratamento, explicou ele.  O Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na rua Voluntários da Pátria 1428, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão ampliar ações de conscientização e testes para hepatite C para a comunidade até o dia 31 deste mês.

A DOENÇA

Segundo dados do Ministério da Saúde, a transmissão da hepatite B se dá principalmente por meio de relações sexuais, acidentes com instrumentos contaminados por sangue ou pela gravidez, quando a mãe está infectada. As maiores taxas de detecção da hepatite B no período são observadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.  Em relação à hepatite C, o total de casos confirmados de 1999 a 2009 é de 60.908, a maioria nas regiões Sudeste e Sul. No mesmo período, foram registradas 14.076 mortes em decorrência da doença.

A hepatite C costuma ser chamada de “doença silenciosa” porque os sintomas surgem depois de muito tempo que o vírus se instalou no organismo. Em geral, os casos são descobertos acima dos 30 anos, quando a pessoa vai doar sangue.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções