Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

HERÓIS E ORIXÁS NA BIBLIOTHECA PÚBLICA PELOTENSE

05 dezembro
14:57 2013
Artista plástico e ilustrador Jonas Fernando Martins Santos expõem até 19 de dezembro

Artista plástico e ilustrador Jonas Fernando Martins Santos expõem até 19 de dezembro

Está aberta para visitação até 19 de dezembro, das 09 às 18h, no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense, a exposição Heróis e Orixás de Jonas Fernando Martins Santos. A exposição, com entrada franca, apresenta diversos personagens com influência da religiosidade de matriz africana e super heróis do universo da DC Comics, como Batman e Lanterna Verde.

Apesar do tema e da apresentação de figuras como Oxumaré, orixá da tradição afro-religiosa, a exposição não tem intenção religiosa. O objetivo é provocar um encontro entre culturas e mitos, por meio da estética, de formas plásticas e arte e, através dessa aproximação, como sugere Eleanor Palhano, coordenadora da Casa Brasil-África, buscar romper com visões incorretas no que dizem respeito às religiões de natureza africana e, ao mesmo tempo, contribuir para a superação da atitude de indiferença perante o preconceito e a intolerância religiosa de que são vítimas vários segmentos da sociedade, adeptos a religiões de matriz africana.

Sobre o Artista

Aos seis anos de idade, Jonas Fernando Martins Santos só queria ser como os irmãos mais velhos e fazer o que eles faziam com arte. O pai era um bom artesão que não podia se dedicar à arte em uma época que se viviam ressacas de militarismo. Neste mesmo período, com visíveis dificuldades de aprendizado Jonas foi alfabetizado em casa, pelos irmãos com uma cédula de “dez cruzeiros” (as sílabas só se tornaram palavras por causa da arte de Mestre Aleijadinho ali estampadas).

Quando olha para sua breve trajetória artística Jonas se vê na praça da alfândega em Porto Alegre, vendendo sua obras em formato postal e ilustrações entre os anos de 1989 e 1991. Depois disso, foram muitas as intervenções artísticas em Porto Alegre e região, de showmícios e bares noturnos a casas de cultura.

Entre 1992 e 1995, volta à comunicação visual primeiro em parceria com o irmão Rubens, depois em separado, levando um pouco da influência das hq’s aos letreiros e faixas que produzia conseguindo, assim, emprestar um pouco de alma a cada trabalho comercial. Em 1998, a convite de Nelson Nobre, foi o primeiro artista a inaugurar oficialmente o espaço-arte da SMUMA.  Em 2000, a apresentação do personagem ESPÍRITO LIVRE na COMICSUL (evento de e sobre HQ’s) do Castelo João Simões Lopes que na época funcionava como uma unidade dos C.A.P.S (Centro De Apoio Psíquico Social) em Pelotas. De 2001 em diante as exposições voltam a ser individuais e chegam a treze neste ano. Desde 1998, Jonas conta com mais de sessenta exposições oficiais registradas, tendo produzido respectivamente as revistas: Espírito Livre n°1, em 2003, Espírito livre n°2, em 2006 e CONTOS URBANOS n° 0, em 2007. Em 2010 Jonas ilustrou dois livros infantis de cunho acadêmico e no mesmo ano lançou na feira do livro de Pelotas, em parceria com o escritor Agostinho M. Dalla Vecchia, o livro de poesias “Vivendo a inocência”, onde cada poesia foi acompanhada de uma ilustração.  Ainda sem data de lançamento, Jonas, em parceria com a profª Marielda Barcelos, produziu o “Marimba e Caxixi”, livro infantil sobre denominações e expressões africanas usadas no nosso dia a dia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções