Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

HIP HOP : Oficinas em escolas e show com “Rafuagi”

HIP HOP : Oficinas em escolas e show com “Rafuagi”
28 outubro
09:22 2015

Prossegue nesta quarta a programação da 4ª Semana Municipal do Hip Hop, com atividades na Escola Municipal Brum Azeredo

Por Carlos Cogoy

Pioneiro Jair “Brown”

Pioneiro Jair “Brown”

História e luta demarcaram a conquista da Semana Municipal do Hip Hop. O movimento de cultura urbana, originário da periferia, tem quase três décadas de história em Pelotas. Diferentes grupos e gerações, expressaram a indignação com o cotidiano de discriminação e desigualdade. Numa cidade preconceituosa e conservadora, os rappers, grafiteiros e dançarinos, mesmo com a trajetória percorrida, ainda se deparam com esnobismo e exclusão. Porém, nesta semana, conquista simbólica. A abertura da 4ª Semana do Hip Hop – projeto estabelecido em lei municipal -, aconteceu no salão nobre da Prefeitura. Assim, ao invés de ‘pretensa’ administração popular que, há mais de dez anos, prometera equipamento para a viabilidade de oficinas em escolas, o que não se concretizou, segunda à noite os representantes do movimento foram recepcionados na sede do Executivo. No local, DJ Vagner Borges (Associação Hip Hop de Pelotas), ressaltou a trajetória da conquista. A vice-prefeita Paula Mascarenhas ganhou camiseta, ressaltou que a administração respeita e valoriza o Hip Hop, e afirmou que o movimento terá ainda mais espaço e conquistas. O pioneiro Jair “Brown” lembrou distintos momentos, destacando lutadores como Giovane Lessa. Da vila Peres, grupo “Pensamento Consciente” cantou Rap.

ESCOLAS têm recebido oficinas. Nesta quarta, atividades na Escola Brum de Azeredo no Fragata. Às 14h, oficina de basquete com Luan Cunha. Às 16h, grafite com Robert Ott. Às 19h na esplanada do Theatro Sete de Abril, exibição do filme “Tudo nosso”, com direção de Toni C.

 

RAFUAGI  é grupo gaúcho de Rap, que está em atividade há mais de dez anos. DJ Croko, Rafa e Ricky apresentaram-se na Europa neste ano. Em julho, agenda de shows na Espanha, Portugal e França. Oriundos da região metropolitana, eles têm parceria com nomes como Daniel Drexler. Em dezembro, shows na Colômbia, México, Equador e Uruguai. Em 2016, pela primeira vez nos EUA, apresentações em Boston e Nova York. Na abertura do show desta noite no João Gilberto, rapper pelotense Mano Rick. Ingresso antecipado a R$15,00

Encontro reuniu representantes do movimento Hip Hop, lideranças da comunidade negra e poder público

Encontro reuniu representantes do movimento Hip Hop, lideranças da comunidade negra e poder público

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções