Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

HISTÓRIA RELEMBRADA : “Conversa” entre prédios históricos na programação Pelotas Doce Natal

HISTÓRIA RELEMBRADA : “Conversa” entre prédios históricos na programação Pelotas Doce Natal
06 dezembro
10:07 2013

Já imaginou você passar pela Praça Coronel Pedro Osório e testemunhar uma “conversa” entre o prédio da Prefeitura e o da Bibliotheca Pública Pelotense?

Ou entre os três Casarões? Ou quem sabe entre a Casa da Banha e o Caixeiral? Ou ainda entre o Banco do Brasil, o Grande Hotel e o Mercado Central? A iniciativa, original, integra a programação do Pelotas Doce Natal, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura de Pelotas, com apoio da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e Serttel Estacionamento Rotativo, que buscaram maneiras inovadoras para intensificar o clima natalino e atrair a comunidade pelotense para o Centro Histórico nas semanas que antecedem o Natal.

A comunidade poderá conhecer parte significativa da história destes prédios históricos por meio dos quatro “diálogos”, escritos por Olga Vieira da Cunha, gravados em estúdio – cedido pela Rádio Universidade (RU) – por atores, radialistas e professores. Nos dias 9, 11, 15 e 17 de dezembro, os áudios serão reproduzidos ao ar livre, a partir das 20h30, por meio de caixas de som instaladas dentro e no entorno da Praça Coronel Pedro Osório. A rádio interna, que está funcionando provisoriamente na praça, anunciará o roteiro dos diálogos e convidará a população a prestigiar os “momentos de fantasia”.

A ideia de diálogos entre construções que pertencem ao patrimônio arquitetônico pelotense foi realizada pela primeira vez em 1995, também com textos de Olga Cunha. “Aquela vez a conversa foi entre a Praça Coronel Pedro Osório, o Casarão 2 e o Grande Hotel, gravada por mim, pelo meu pai, Carlos Leão, e pelo Artur Rocha”, recorda Olga.

A Praça Coronel Pedro Osório, os prédios históricos no seu entorno e o Mercado Central estão com iluminação especial desde o dia 30 de novembro e seguem até 6 de janeiro de 2014.

          Diálogo dos prédios históricos:  

  • *Casa da Banha e Caixeiral
  • *Prefeitura (Paço Municipal) e Bibliotheca Pública Pelotense (BPP)
  • *Banco do Brasil, Grande Hotel e Mercado Central
  • *Casarões 2, 6 e 8

    Dias: dias 09, 11, 15 e 17/12

    Hora: sempre às 20h30 

Foto: Rafa Marin

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções