Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

Historiador militar visita Pelotas e prepara nova obra

02 abril
08:49 2014

Coronel Cláudio Moreira Bento conta em livros a história do Exercito Brasileiro no Rio Grande do Sul; hoje estará em Canguçu para sessão de posse acadêmica na Acandhis.

CLÁUDIO Moreira Bento(C) prepara nova e histórica obra  FOTO: Alisson Assumpção/DM

CLÁUDIO Moreira Bento(C) prepara nova e histórica obra
FOTO: Alisson Assumpção/DM

“Brasil luta contra invasões, ameaças e pressões: em defesa da integridade, soberania, independência, democracia e liberdade mundial.” – Quase pronto, previsão de lançamento em junho deste ano. É a mais nova obra de um historiador especialista em histórias militares: coronel Cláudio Moreira Bento, 82 anos, natural de Canguçu, atualmente residindo em Resende, no Rio de Janeiro e prestando serviços na Academia Militar das Agulhas Negras.

Cláudio Moreira Bento é que se pode chamar de “enciclopédia” viva da história militar. Dentre seus 92 livros escritos 20 contam a história do Exercito no Rio Grande do Sul e no País. Não é por pouca coisa que o coronel carrega títulos de fundador ou membro de importantes entidades acadêmicas voltadas às letras, em nível estadual e nacional. Dentre elas, e com orgulho, a Academia Canguçuense de História(Acandhis) e o Instituto de História de Tradição do Rio Grande do Sul.

Em sua visita aos “pagos do Sul” uma visita especial à terra natal para um evento também especial, nesta quarta-feira: a sessão de posse do acadêmico Ubiratã Leão da Silva Terres, na Acandhis. A propósito, todo o acervo de Cláudio Moreira Bento integra a riqueza cultural da Acandhis, à disposição da comunidade e historiadores. Ontem, em sua passagem por Pelotas, o coronel esteve em visita ao Diário da Manhã na companhia dos amigos Cairo Pinheiro e Sebastião Ribeiro Neto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções