Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

HISTÓRIAS OLÍMPICAS : Brasil no Basquete Masculino

HISTÓRIAS OLÍMPICAS  : Brasil no Basquete Masculino
14 julho
08:53 2021

Ausente dos Jogos Olímpicos de Tóquio neste ano, a Seleção Brasileira de Basquete Masculino somou três medalhas de bronze ao longo da história das Olimpíadas. A primeira delas veio nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, e foi a única medalha brasileira naquela edição na Inglaterra. A delegação brasileira contou com 77 atletas, sendo 70 homens e apenas sete mulheres.

Em uma campanha muito positiva, o Basquete do Brasil venceu sete partidas e perdeu somente uma, para França. Na disputa pela medalha de bronze, superou os mexicanos pelo placar de 52 a 47. O elenco do técnico paulista Moacyr Daiuto contou com Alberto Marson, Alexandre Gemignani, Alfredo Rodrigues da Mota, Affonso Azevedo Évora, João Francisco Brás, Luís Benvenuti, Marcus Vinícius Dias, Massinet Sorcinelli, Nilton Pacheco de Oliveira, Ruy de Freitas e Zenny de Azevedo (Algodão).

Na fase de grupos, o Brasil derrotou Hungria, Uruguai, surrou a Grã-Bretanha e ainda ganhou também de Canadá e Itália. Nas quartas de final, o líder do Grupo A superou a Tchecoslováquia. Mas na semifinal acabou derrotado pela França, por 45×33. Na grande decisão, os Estados Unidos conquistaram o ouro com facilidade, decretando a prata francesa em 1948.

Até hoje, os EUA somam 23 ouros na modalidade, com quatro da então União Soviética, um da Iugoslávia, um da Equipe Unificada, nos Jogos de Barcelona 1992, e a surpresa do ouro da Argentina, em Atenas 2004, quando venceram a Itália na decisão.

O Brasil voltaria a somar medalhas de bronze no Basquete Masculino em outras duas Olimpíadas, nos também distantes anos de 1960 e 1964. A última vez que disputou medalha no Basquete Masculino foi em 1968, quando perdeu o bronze e terminou em quarto lugar.

Já no Feminino, o Brasil somou uma medalha de prata em Atlanta 1996 e uma de bronze em Sydney 2000, grandes retrospectos bem mais recentes, em elencos com Hortência, Magic Paula e Janeth.

Comentários ()

Seções