Diário da Manhã

quarta, 15 de maio de 2024

Notícias

Homenagem ao ator Flávio Dornelles

Homenagem ao ator Flávio Dornelles
15 janeiro
16:15 2016

A produtora “Fio da Navalha” está concluindo documentário sobre os trinta anos de dedicação de Flávio Dornelles ao teatro 

Por Carlos Cogoy

Nos próximos meses, estreia do curta “Bluebird”. Com quinze minutos de duração, a narrativa baseia-se em contos do autor Charles Bukowski (1920/1994). No filme que homenageia o tradicional bar “Pássaro Azul”, ator Flávio Dornelles personificará travesti. A informação é de Luis Fabiano, que está à frente da produtora independente Fio da Navalha. Outro projeto, com previsão de lançamento neste semestre, é o documentário “Palcos de minha vida”. No longa, homenagem aos trinta anos de Dornelles no teatro. Ano passado, houve locações no Teatro do IFSul, Teatro do Cassiano, Pontal da Barra e Praça Cel. Pedro Osório. Com duração de 1h10min, o documentário está em fase de edição.

Vida e obra de Flávio Dornelles na temática de longa

Vida e obra de Flávio Dornelles na temática de longa

ENTREVISTA com Dornelles motivou a homenagem através do documentário. Fabiano conta que, a exemplo de outras entrevistas com artistas locais, Dornelles foi convidado a contar sobre a trajetória artística. “A ideia inicial foi a proposta de entrevista com o Flavio Dornelles, indicado por atores que têm participado de projetos da produtora. Porém, no primeiro dia de gravação, percebemos que a vida e obra de Flávio Dornelles, necessitariam de algo mais elaborado e profundo. Então, surgiu o projeto do documentário”, diz Fabiano.

TEATRO – Dornelles participou de diferentes grupos teatrais na cidade, inúmeras montagens, e ministra oficinas e cursos. Na UFPel, formou-se na primeira turma do curso de teatro. “É um documentário que retrata a história profissional de Flavio Dornelles, abordando sua trajetória no teatro. O filme apresenta ele dirigindo e atuando. Em especial, interpretando o poeta pelotense ‘Lobo da Costa’. O documentário também terá fragmentos dos diferentes palcos da vida e obra de Flávio Dornelles, bem como histórias de seus bastidores. O Fio da Navalha sempre trabalha em conjunto com os envolvidos nos projetos, num processo de construção e parceria. O roteiro foi sendo construído durante o processo de gravação juntamente com Flavio Donelles, não excluindo a possibilidade de elementos surpreendentes na pós-edição. Entendemos que o filme é uma pequena homenagem frente a imensa contribuição de Flávio Dornelles ao teatro pelotense. Uma pessoa que dedica sua vida a encorpar nosso patrimônio cultural”, acrescenta. Após a exibição local e na região, o filme será levado a festivais. Também ficará acessível em canais como YouTube e Vimeo.

FIO DA NAVALHA Arte & Comunicação divulga equipe: Luis Fabiano (direção geral/ fotografia/ edição); Carla Avila (produção/pesquisa); Claudio Ferreira (direção de fotografia/edição);  Rogério Peres (direção de fotografia/WebMaster); Moizes Vaconsellos (luz/ fotografia/ atuação);  Daniela Xu (direção de fotografia); Liza Bilhaval (arte/figurino/produção); Júlio Sperling (edição/atuação); Flávio Dornelles (preparação de elencos/atuação); Hélcio Fernandes Junior (atuação); Teci Pereira Jr (atuação);  Vagner Vargas (atuação).

Ator e diretor Dornelles com trajetória em diferentes grupos teatrais

Ator e diretor Dornelles com trajetória em diferentes grupos teatrais

PRODUÇÕES REALIZADAS

  • Coisas que Odeio em Você – 2015
  • Uma definição- Poema de Charles Bukowski – 2013
  • Entrevistas com artistas locais
  • Projeto Recordando Entardeceres
  • Projeto Fio da Poesia
  • Projeto Pelotas dos Excluídos e Pelotas uma Outra História – com Adão Monquelat

ASSISTA no Portal:  http://ofiodanavalha.com    

PROJETOS EM ANDAMENTO

  • Capoeira Ilha de Mar Grande- Documentário com Mestre Marquinho Brasil e grupo de capoeira – lançamento 2016.
  • Todas as Mulheres em Mim – Web Série – 1º Episódio 8 de Março/2016
  • Flávio Dornelles – Palcos de Minha Vida – Documentário 1º semestre/2016
  • Bluebird – Curta Ficção Fev/Mar 2016
  • Entrevistas com artistas locais (segue 2016)
  • Projeto Fio da Poesia (segue 2016)
  • Pelotas uma Outra História – com Adão Monquelat (segue 2016)

Contato: [email protected]

 

Comentários ()

Seções