HORA DA VERDADE : Pelotas tem primeira decisão
É preciso arrancar com vitória na segunda fase do Acesso, contra Guarani, na Boca do Lobo
O Pelotas terá oito decisões em 31 dias. A primeira delas ocorre na noite desta quarta-feira, às 20h30, na Boca do Lobo, quando necessita fazer o “dever de casa” diante do Guarani de Venâncio Aires. O histórico da Divisão de Acesso do ano passado indica a necessidade de um aproveitamento superior a 60% para garantir uma das duas vagas do grupo no quadrangular final.
Nesta segunda etapa da competição, o Pelotas reencontra quatro adversários da fase anterior (Guarani, Brasil/FAR, São Gabriel e Avenida), contra os quais conseguiu somar apenas seis pontos em 24 disputados. Ou seja, o aproveitamento foi de apenas 25%. Agora terá que ficar na frente de pelo menos três deles para estar no quadrangular final, justando-se aos dois classificados do outro grupo.
SEM XUXA – A lesão do meia Gustavo Xuxa é mais séria do que se previa domingo, quando ele foi substituindo no primeiro tempo do jogo com o Riograndense. Com uma lesão muscular grau 1, o jogador fica fora de todo o primeiro turno desta segunda fase – isto é, dos quatro próximos jogos. O técnico Luís Carlos Winck confirmou que a vaga fica com Gilian, que fará a função ofensiva pelo lado esquerdo.
O Guarani faz uma campanha impressionante nesta Divisão de Acesso, desde a quinta rodada quando Tonho Gil assumiu o comando do time. São 10 jogos de invencibilidade, com oito vitórias e dois empates. Nesse período, o ataque marcou 21 gols e a defesa sofreu apenas seis. Já enfrentou o Pelotas duas vezes e não perdeu: empatou por 1 a 1 na Boca do Lobo e ganhou por 2 a 0 no Edmundo Feix.
Desempenho que preocupa
Se o Guarani tem retrospecto positivo e invicto nos últimos 10 jogos, o Pelotas apresenta uma campanha preocupante. Venceu apenas três vezes numa dezena de partidas e só superou as equipes da zona de rebaixamento. São duas vitórias contra o rebaixado Riograndense e uma contra o Santa Cruz, que ainda luta para escapar da queda para a Terceirona.
Nos últimos 10 jogos, o Pelotas empatou duas vezes e perdeu cinco – sem nuca ter vencido nesse período uma das equipes classificadas. Sua única vitória diante de integrantes do G-5 foi no seu segundo jogo pela competição, quando era ainda treinado por Fabiano Daitx (fez 3 a 1 no Brasil de Farroupilha).
A expectativa é que as oito contratações feitas recentemente transformem a equipe. “Precisamos ser um time competitivo, inteligente e capaz de fazer o dever de casa”, afirma Winck.
PELOTAS
Rafael; Itaqui, Douglas, Yuri e Vinícius Silva; Vinícius Golas, Jô, Darlem, Tinga e Gilian; Marques. Técnico: Luís Carlos Winck.
GUARANI/VA
Eduardo; Michel Gaúcho, Natan, Luís Henrique e Alê; Wellington Monteiro, Alexandre Lando, Henrique (Willian), Padilha e Rodrigo Couto; Matheus. Técnico: Tonho Gil.
Local: Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas
Horário: 20h30
Árbitro: Eder Zanella
Assistentes: Júlio Cesar Espinoza de Freitas e Conrado Bitencourt Berger
Quarto árbitro: Marcus Vinícius Oliveira