HORA DE REAGIR : Viagem para Serra antecipada
Zimmermann ressalta pouco tempo para treinar e substitui trabalhos mais fortes por sessões de vídeos
Sem vencer nesta temporada, o Brasil espera reagir no Campeonato Gaúcho na partida de sexta-feira, às 21h30, diante do Veranópolis, no Antônio David Farina, na serra gaúcha. A comissão técnica resolveu antecipar a viagem (será hoje à tarde) para a Nova Prata, onde o Xavante irá treinar na quinta-feira. O técnico Rogério Zimmermann diz que os treinos estão sendo substituídos por vídeos em função do tempo reduzido entre uma e outra partida neste começo de atividades no ano.
“Primeiro a gente não tem muito tempo para treinar. Normalmente os dois primeiros dias são para recuperar os jogadores. Então vamos fazer um treino direcionando a equipe. Ainda estamos naquele processo, esperando os jogadores nos passar se conseguiram se recuperar do último jogo”, afirmou o treinador na entrevista coletiva de ontem. Se há pouco tempo para a prática, o jeito é trabalhar a teoria. “Você substitui os treinos fortes pelos vídeos dos três jogos oficiais que já tivemos”, completou.
Nas duas primeiras rodadas do Gauchão, o Brasil apresenta o mesmo desempenho do ano passado (um empate e uma derrota). O que muda em relação a 2016 é que o Gauchão está mais curto – são apenas 11 jogos na fase classificatória. Tem ainda o fato de a equipe ter sido bastante alterada em relação à temporada anterior, enquanto no ano passado o time era o mesmo de 2015. É inegável, porém, a necessidade de resultado imediato.
“É sempre bom ter o resultado a seu favor para você ter mais tempo. Nós estamos há bastante tempo trabalhando aqui em função dos resultados. O Brasil está tendo sucesso pela continuidade, mas tem continuidade pelos resultados de campo”, completa Zimmermann.
Lenílson é incerteza
Um dos problemas do Brasil na partida de domingo – derrota de 1 a 0 para o Cruzeiro, no Bento Freitas – foi a lesão de Lenílson. O meio-campista estava bem na partida, mas sentiu um desconforto na parte posterior da coxa esquerda e necessitou ser substituído. Os exames iniciais não apresentaram a existência de lesão, mas a presença do jogador é incerta contra o Veranópolis.
Se Lenílson não jogar é possível que Zimmermann remonte a estrutura de meio-campo utilizada contra o Inter na semana passada, tendo João Afonso ao lado de Leandro Leite e avançando o volante Nem para uma função mais adiantada pela esquerda.