HORA DECISIVA : Lobo precisa quebrar invencibilidade
São Gabriel e “clima” no Silvio de Faria Correa são adversários a serem batidos na quinta-feira
Para conseguir o resultado que necessita nesta quinta-feira, o Pelotas terá que quebrar a invencibilidade do São Gabriel dentro do Sílvio de Faria Correa. Apenas a vitória interessa ao time de Paulo Porto, que está em terceiro lugar do Grupo D, com oito pontos – quatro de distância do adversário de amanhã, que é o segundo colocado. A liderança é do Guarani/VA, com 13 pontos. Só os dois primeiros colocados do grupo passam para o quadrangular final da Divisão de Acesso.
Jogando em casa, onde costuma fazer forte pressão – inclusive, tumultuando os jogos -, o São Gabriel soma quatro vitórias. Duas delas na primeira fase da competição e outras duas nesta etapa semifinal. No Sílvio de Faria Correa, o time treinado por Gelson Conte contabiliza cinco empates. O São Gabriel é, por sinal, um especialista em empates. São 12 em 18 partidas do campeonato.
O fator local tem sido um trunfo para o São Gabriel. Desde que retornou ao futebol profissional, em 2014, o time da Terra dos Marechais perdeu apenas uma vez no Sílvio de Faria Correa. Foi na primeira partida da final do primeiro turno da Segunda Divisão do ano passado, quando caiu de 2 a 1 para o Rio Grande (dia 24 de abril). Portanto, a invencibilidade chega à marca de 405 dias, embora se deva considerar que o São Gabriel ficou sem jogar competição oficial de junho de 2014 até março deste ano.
AMBIENTE – O Pelotas conhece bem o ambiente do estádio municipal Sílvio de Faria Correa, que oficialmente tem capacidade para 8.500 pessoas. Em fevereiro, o amistoso entre as duas equipes teve que ser encerrado antes do tempo por falta de segurança. O São Gabriel estava ganhando por 3 a 2.
O confronto pela primeira fase da competição foi também marcado por anormalidade. No dia 29 de março houve empate por zero a zero, mas com muita chuva e queda de energia elétrica por cerca de 30 minutos. As duas equipes se enfrentaram também duas vezes na Boca do Lobo: vitória do Pelotas por 1 a 0 na última rodada da primeira fase e empate sem gols em jogo do primeiro turno deste pentagonal da etapa semifinal.