HORA DO DEVER DE CASA : Xavante duela com Vila Nova
Time de Bolívar tem noite importante para somar pontos e deixar goianos para trás
Por: Henrique König
Após dois empates fora do Bento Freitas, o Brasil retornou a Pelotas disposto a vencer os compromissos em casa. Nesta terça, 19h15, encara o velho conhecido Vila Nova, que subiu com o Xavante em 2015 e segue de companhia na Série B. O confronto pode distanciar ou igualar os times em pontos, já que o Rubro-Negro gaúcho tem 14, contra 11 do Colorado goiano. O Brasil quer sua primeira vitória com o técnico Bolívar, enquanto o time de Marcelo Cabo ainda não venceu após a Copa América, estacionado na entrada da zona de rebaixamento.
Na prática, o Brasil deve impor seu jogo com o que Bolívar tem valorizado em discurso: ter mais a bola, fazê-la chegar da saída até o atacante Rafael Grampola. Ednei está suspenso, abrindo vaga no Calcanhar de Aquiles nesta Série B: a lateral esquerda. Volante Carlos Jatobá, que atuou por ali contra Botafogo e Paraná, fica no meio campo, segundo o treinador. O mais cotado a entrar é Heverton.
Por questões médicas, Leandro Camilo na zaga e Branquinho no ataque não acabaram o jogo e não treinaram na segunda-feira. Saída de Branquinho pode oportunizar a atuação dos meias Rangel e Diogo Oliveira juntos, ou a entrada do jovem Cristian desde o início.
Pelo Vila Nova, Marcelo Cabo está por um fio: time não vence desde junho e está na porta do Z-4. Na última rodada, perdeu para o líder Bragantino, 1×0. O zagueiro Wesley Matos, por amarelos, e o volante Joseph, por vermelho, são desfalques.
Confronto de lesionados: Brasil e Vila Nova com muitos desfalques para o duelo desta terça. No Xavante, Camilo e Branquinho não treinaram, abrindo vagas no time. Além deles, Douglas Baggio e Juba também estão fora. Bruno Paulo se recupera de dor de dente e espera estar disponível, e Pará e Maicon Assis seguem condicionamento físico. No Vila Nova, clube aniversariante de 76 anos, além dos suspensos Wesley Matos e Joseph, lesões do uruguaio Gastón, de Mateus Anderson e Érick no ataque. O Colorado goiano tenta reverter os últimos resultados diante do Brasil. No fim de 2018, levou 5×0 no Bento Freitas, maior vitória xavante em Campeonatos Brasileiros. Welinton Jr (2), Sciola, Lourency e Michel fizeram os gols.
FICHA TÉCNICA: BRASIL x VILA NOVA
BRASIL: Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Nirley, Bruno Aguiar e Héverton; Leandro Leite, Carlos Jatobá, Diogo Oliveira, Murilo Rangel (Cristian), Bruno Paulo e Rafael Grampola.
VILA NOVA: Rafael Santos; Jeferson, Patrick, Diego Jussani e Romário; Ramon, Neto Moura, Capixaba, Robinho, Carlinhos e Mailson. Técnico: Marcelo Cabo.
- ÁRBITRO: Leonardo Ferreira Lima, auxiliado por Rafael Trombeta e Victor Hugo dos Santos (trio paranaense).
- HORÁRIO e LOCAL: 19h15. Bento Freitas | Pelotas.
- Partida válida pela 13ª rodada da Série B do Brasileiro.