Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Hospedaria de Grandes Animais tem 9 equinos para doação

Hospedaria de Grandes Animais tem 9 equinos para doação
03 junho
09:22 2022

Cavalos estão à disposição de agricultores interessados. É preciso apresentar o Modelo 15, para comprovar condição de produtor rural, e documento de identidade

A Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Prefeitura, conta com nove equinos prontos para doação. Para adoção, a condição necessária é que o interessado seja produtor rural, apresentando o Modelo 15 para comprovar seu vínculo com a colônia, e documento de identidade. O local, na BR-392, Km 71, junto ao Canil Municipal, está aberto à visitação de segunda a sexta-feira das 13 às 17h.

“Os nove animais disponíveis são provenientes de apreensões por andarem soltos em vias públicas, com prazo esgotado para resgate pelos proprietários, ou vítimas de maus-tratos, plenamente recuperados. Depois de doados, equipe da Secretaria faz vistorias às propriedades, para certificar-se que estão recebendo tratamento, alimentação e cuidados dignos”, informa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, cuja pasta é responsável pela Hospedaria.

Atividades de janeiro a maio

Nos cinco primeiros meses deste ano, a Hospedaria de Grandes Animais apreendeu 101 equinos, tanto por andarem soltos como atendendo a denúncias de maus-tratos. Desses, 85 foram devolvidos aos proprietários, mediante pagamento da taxa de recolhimento, equivalente a uma Unidade de Referência Municipal (URM) mais a hospedagem.

Seidel informa que, dos 16 restantes, dois morreram em tratamento por maus-tratos. Dos 14, nove estão disponíveis para adoção.

“Temos registrado a média de uma apreensão por dia e em torno de quatro a cinco doações por mês. Na Hospedaria, os animais recolhidos recebem chip para posterior identificação nas propriedades ou na reincidência quando soltos”, explica o secretário.

A Hospedaria de Grandes Animais atende 24 horas por dia pelo telefone/WhatsApp (53) 99159-7263. O número fixo (53) 3271-9244 também está funcionando em horário de expediente. A população pode utilizar esses contatos para informar sobre animais soltos em vias públicas, apresentando riscos para o trânsito, e, ainda, denunciar maus-tratos.

Para este mês, já está definido o cronograma de visitas técnicas a propriedades com equinos adotados, para verificação do bem-estar do animal. A equipe da SDR irá a cinco locais para vistoria.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções