Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Hospedaria Municipal de Animais tem 14 equinos para doação

Hospedaria Municipal de Animais tem 14 equinos para doação
28 novembro
10:15 2022

A Hospedaria de Grandes Animais conta, no momento, com 14 equinos disponíveis para doação. Os interessados podem visitar o local, à BR-392, Km 71, Fragata, das 13h às 17h, de segundas a sextas-feiras. A condição para adotar um cavalo ou égua é ser produtor rural. Depois de doados, os equinos passam por acompanhamento técnico com vistorias periódicas.

“O Município acolhe, trata e recupera cavalos e éguas vítimas de maus-tratos e os disponibiliza para adoção. Os animais que são recolhidos à Hospedaria, por andar soltos em via pública, podem ser resgatados pelos donos no período de 30 dias, conforme determina a legislação. Após esse prazo, também ficam à disposição para doação”, informa o vice-prefeito e secretário de desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

No total, a Hospedaria de Grandes Animais conta com 18 equinos – quatro já têm adotantes confirmados. Dos 18, três passaram por maus-tratos, dos quais dois já estão reabilitados e um em recuperação. Os demais foram recolhidos por andar soltos nas ruas e não foram resgatados pelos proprietários no prazo legal.

Vistoria técnica

A equipe técnica da Hospedaria, coordenada pela veterinária Karina Lemos Goularte D’Ávila, realiza vistorias periódicas dos animais doados. Na próxima semana, o trabalho será nas imediações de Pelotas. A última fiscalização, há 15 dias, foi em propriedades do município de Canguçu.

De acordo com a profissional, quatro cavalos doados pela Hospedaria passaram por avaliação em propriedades de Canguçu. Todos se encontram bem-tratados, alimentados e em satisfatórias condições de saúde. Os animais são identificados pelo leitor do chip e, no caso de não serem chipados, as características são conferidas com dados da resenha.

Durante as visitas técnicas, são avaliados a condição de saúde do animal e o ambiente no qual se encontra. Havendo necessidade de alguma intervenção, a veterinária apresenta a sugestão. Porém, nunca foi necessário, pois os proprietários adotantes mantêm os equinos dentro das regras de bem-estar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções