Diário da Manhã

terça, 14 de maio de 2024

Notícias

Hospedaria Municipal luta para salvar animais maltratados

Hospedaria Municipal luta para  salvar animais maltratados
21 março
08:32 2016

Prefeitura pede que população denuncie casos de maus tratos com cavalos e ajude a evitar finais trágicos

A Hospedaria de Grandes Animais, mantida pela prefeitura de Pelotas, seguidamente atende chamados de populares que denunciam animais abandonados. O problema maior são as terríveis condições físicas em que estes animais são, muitas vezes, encontrados. Na semana passada, um cavalo recolhido e tratado pela Hospedaria não resistiu. Outro episódio lamentável ocorreu há uma semana, quando uma égua veio a óbito em consequência de maus tratos sofridos pelo antigo dono.

COMIDA é garantida aos cavalos recolhidos

COMIDA é garantida aos cavalos recolhidos

“É muito triste. Quando somos chamados, fazemos todo o possível para salvá-los, mas em muitos casos já é tarde demais. A população precisa nos ajudar e denunciar antes que a situação chegue a esse ponto”, apela o médico veterinário responsável técnico pela Hospedaria, José Carlos Bunselmeyer.

“Tem gente que usa o animal quase até a morte, e depois abandona, como uma moto que estragou. Dá muita pena. A gente faz o que pode e o que não pode para tentar salvar, mas muitas vezes não consegue.” A declaração é de Pablo Silveira, que trabalha há três anos na Hospedaria. Ele diz que não falta alfafa, ração nem medicamentos – o local dispõe de dois tipos de mata bicheira.

A HOSPEDARIA

Localizada na BR-392, na saída para Canguçu – ao lado do Canil Municipal, a Hospedaria de Grandes Animais dispõe de 2,3 hectares de área, com água em abundância. Atualmente abriga 17 cavalos – 14 em boa saúde e três em recuperação. Diariamente, os animais recebem alfafa (pela manhã) e ração (à tardinha) e, por volta das 17h30min são recolhidos para o estábulo.

O veterinário explica que os animais que estão em estado de saúde mais delicada são colocados em um galpão que funciona como enfermaria e que tem o chão “fofinho”, mais apropriado para a recuperação deles. Além disso, explica o profissional, é melhor que eles fiquem separados porque em geral os outros cavalos, saudáveis, não permitem que os doentes se alimentem.

A Hospedaria de Grandes Animais já chegou a ter 57 cavalos. Em dezembro do ano passado, 11 foram entregues em adoção a pessoas cadastradas e instruídas para uma posse, na terceira edição de doações promovidas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), que responde pela Hospedaria.  As denúncias de maus tratos podem ser feitas ao telefone da Hospedaria – (53) 3271.9244 -, que age em conjunto com a 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (Patram).

LOCAL dispõe de espaço e infraestrutura para abrigar vários animais

LOCAL dispõe de espaço e infraestrutura para abrigar vários animais

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções