Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Hospital Escola terá seu 1º Seminário de Oncologia

Hospital Escola terá seu 1º Seminário de Oncologia
04 novembro
08:58 2021

Em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente, ocorre no dia 19 de novembro o 1º Seminário de Oncologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). O evento será online através da Plataforma Teams e será direcionado a profissionais da saúde, preceptores, residentes, acadêmicos e público em geral com interesse nos temas.

O HE da UFPel, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), tem como missão a assistência de excelência à população da cidade de Pelotas e da região sul do Estado do Rio Grande do Sul, além de promover o ensino, a pesquisa e as atividades de extensão, por meio de estratégias que possibilitem tais vivências e aprendizados. A oncologia é uma das principais especialidades referenciadas ao HE, contemplando os serviços de internação, diagnóstico e tratamento. A área de abrangência remete a 22 municípios da região.

Neste contexto, na prática assistencial é possível observar um aumento da demanda deste perfil de pacientes, com diagnóstico confirmado durante a internação e dessa forma com necessidade de início de tratamento quimioterápico, radioterápico e cirúrgico imediato a nível hospitalar e/ou ambulatorial. Diante disso, explorar evidências científicas possibilitam melhorar os processos de gestão de cuidado ao paciente oncológico, e momentos de troca de conhecimentos permitem aprofundar essas questões e refletir sobre elas.

A realização desse seminário se justifica pela necessidade de promover a ampliação do conhecimento para a equipe de saúde do HE. O evento ocorrerá de forma on-line, que possibilitará que todos os colaboradores do hospital envolvidos no cuidado ao paciente oncológico possam participar, bem como residentes, preceptores, acadêmicos e demais interessados, além de adquirir subsídios no processo de cuidado aos pacientes oncológicos.

O evento é organizado pela Unidade de Hematologia e Oncologia e Unidade de Radioterapia e tem como objetivo principal promover a atualização científica na área de oncologia com foco em inovações científicas e tecnológicas.

PROGRAMAÇÃO:08h30 – Laserterapia em OncologiaDaniele Silva Lacerda – Enfermeira Oncológica da Unidade de Hematologia e Oncologia do Hospital Escola; Gabriela Cardoso de Cardoso – Residente de Odontologia do Programa de Residência Multidisciplinar em Atenção Oncológica UFPel

10h – Indicadores em OncologiaCaren Lais Seehaber Friedrich dos Santos – Enfermeira Oncológica, Responsável Técnica da Enfermagem da Unidade de Hematologia e Oncologia

13h30 – Atenção Multidisciplinar ao Paciente OncológicoNorlai Alves Azevedo – Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem UFPel, vice-coordenadora do Programa de Residência Multidisciplinar em Atenção Oncológica da UFPel; Camilla Oleiro da Costa Milczarski – Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional UFPel; Cleusa Marfiza Guimarães Jaccottet – Cirurgiã dentista HE UFPel.

15h – Relato de Experiência INCA: Assistência de Enfermagem em RadioterapiaAna Lídia Schlender – Enfermeira na Unidade de Radioterapia do Hospital Escola; Luana Bonow Wachholz – Enfermeira na Unidade de Radioterapia do Hospital Escola; Eliane da Conceição Lourenço – Enfermeira da Radioterapia do Hc1/Inca, Natália Leal Duarte – Enfermeira da Unidade de Radioterapia do Hospital Escola.

Link para acesso: https://bityli.com/qthUzS

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções