Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

I Seminário do Arranjo Produtivo Local da Região Sul é realizado em Pelotas

08 outubro
18:32 2013

Seminário do Arranjo Produtivo LocalO município de Pelotas foi sede do I Seminário do Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região Sul, realizado nesta terça-feira (08/10), na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. O evento, que teve como foco as frutas, hortaliças, mel e condimentos, foi promovido pelas instituições que fazem parte da governança do APL e aconteceu dentro do espaço mensal de reuniões do Fórum da Agricultura Familiar.

O Arranjo Produtivo Local é uma fração de um segmento econômico regional, articulado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e do Fórum da Agricultura Familiar (FAF), que objetiva estabelecer uma rede de relações entre agroindústrias, instituições públicas, instituições de ensino e organizações não governamentais, a fim de articular ações para o desenvolvimento sustentável.

Para o secretário executivo do Comitê e pesquisador da Embrapa, Daniel Aquini, o seminário é o começo de um processo de articulação para fomento ao desenvolvimento. “Este é o ponto de partida para a criação de um plano de desenvolvimento do APL”, constatou. A previsão é de que o Arranjo comece a ser construído no próximo ano.

O presidente da Emater/RS, Lino De David, como membro do Comitê Gestor, esteve presente na abertura do seminário e assinou com outros integrantes o Termo de Cooperação que tem como objetivo selar as parcerias e buscar recursos através de novos projetos e convênios. Participaram da assinatura representantes da Embrapa Clima Temperado, Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg), Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas (Sindoscopel), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (CafSul), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Cooperativa Sul Ecológica.

Na programação do Seminário, a gerente da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow coordenou o painel em que foram abordados os seguintes temas: “Cenários da Produção e Consumos de Alimentos”, com Julian Perez Cassarino, da Universidade Federal da Fronteira Sul; “Arranjos Produtivos Locais no RS”, com Sérgio Kapron, da Agencia Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (Agdi); e “Políticas Públicas de Apoio às Agroindústrias”, com Bruna Roldan, da Emater/RS-Ascar.

Os participantes ainda realizaram trabalhos em grupo sobre os segmentos do mel, condimentos, sucos, conservas e cadeias emergentes.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções