IFSul abre inscrições para Processo Seletivo com mais de 1.100 vagas
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abriu inscrições para mais de 1.100 vagas em cursos técnicos e de graduação gratuitos em diferentes cidades do estado. Metade dessas vagas são para cotistas. As inscrições, também gratuitas, estão abertas até o dia 11 de março e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do portal do candidato, no site sgc.ifsul.edu.br.
Nesta seleção, há vagas ofertadas para oito câmpus do instituto: Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Pelotas, Santana do Livramento, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.
IMPORTANTE: As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.
Cursos técnicos
A seleção para os cursos técnicos será realizada por meio de sorteio eletrônico, que contará com transmissão ao vivo prevista para o dia 22 de março, às 9h. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.
Cursos superiores
Para os cursos superiores, o sistema utilizará para classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, 2020 ou 2021. Para efeitos de classificação, o candidato deverá informar no momento da inscrição, a partir de sua livre escolha, o ano da edição do Enem que deseja utilizar.
Resultados
A divulgação dos resultados será feita exclusivamente pelo site do Processo Seletivo a partir do dia 25 de março. Após a publicação das listas dos aprovados, serão divulgados os dias, horários e locais de matrícula online. Se houver necessidade de outras chamadas para preenchimento de vagas remanescentes, elas serão divulgadas exclusivamente pelo site do Processo Seletivo. É responsabilidade do candidato manter-se informado sobre as possíveis chamadas extras de classificação.
Sistemas de ingresso – Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
Novo curso – De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, nesse vestibular, está sendo lançado um novo curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de Sistemas, pelo câmpus Venâncio Aires, para atender aos arranjos produtivos locais.
O IFSul está com aulas mistas em vários câmpus, ocorrendo aulas presenciais e não presenciais conforme o calendário de cada unidade em função das condições sanitárias de cada região.