IFSUL : Alunos organizam protesto
A possibilidade de retorno às aulas no modelo online no IFSul Pelotas desagrada alunos e familiares em função de há um ano e meio não estar havendo aulas de forma alguma na Instituição. Eles apontam durante o ano de 2020 o IFSul foi a única instituição que não teve aulas de forma alguma, no final do ano teve aulas online, sendo que “as mesmas não contaram no calendário, em 2021”, tiveram sim, segundo eles “aulas online divididas em módulos e que só vão conseguir concluir 2020/2 no final de abril 2022.
A notícia sobre o não retorno às aula presenciais e “declaração de uma Greve Sanitária” levou os alunos à organizarem para esta quinta-feira(3) uma manifestação contrária à intenção da Instituição.
A reivindicação dos estudantes aponta que a categoria foi priorizada no grupo da vacina, a instituição oferece medidas de proteção eficaz (máscaras PF2 e álcool gel) e é a única categoria que acha que não pode retornar as atividades presenciais. E lembra que muitos alunos moram em outras cidades, tem despesas de aluguel ou transporte. O protesto é pelo retorno das aulas e contrário ao que consideram prejudicial aos alunos.
Nesta segunda-feira, o IFSul convidou servidores e estudantes para lives nas quais seria discutido sobre a continuidade ou não do período letivo na unidade de ensino. A concentração, respeitados os protocolos de enfrentamento à Covid-19, será em frente ao Sinasef, na rua 15 de Novembro, 256, com caminhada até a reitoria.
Até o encerramento desta edição ainda não havia decisão sobre o tema em discussão.