IFSUL : Proposta para três novos núcleos
A proposta foi feita em reunião realizada pelo Departamento de Ações Inclusivas do instituto
A constituição de três novos núcleos na Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi a pauta discutida na última reunião proposta pelo Departamento de Ações Inclusivas do instituto quarta-feira. O objetivo era apresentar às pró-reitorias as atribuições de cada núcleo para, desta forma, constituir os núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Gênero e Diversidade (Nuged).
Os núcleos, que já existem em alguns câmpus, contribuem no estabelecimento de relações com as demandas atuais ligadas aos direitos humanos. Entendendo a importância disso, os servidores presentes na reunião acolheram a ideia, estabelecendo o prazo de uma semana para que novas adesões aconteçam. Posteriormente, os núcleos serão oficializados através de portarias.
Segundo a chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Colares, a criação dos núcleos na reitoria vai proporcionar reflexões sobre os temas de forma democrática e participativa. “O Napne, Neabi e Nuged da reitoria oportunizarão o protagonismo dos nossos servidores nas discussões e na implementação das políticas afirmativas no instituto construindo um IFSul mais inclusivo”, destacou Andreia.
SAIBA MAIS
Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) – Tem a finalidade de promover a cultura da educação para a convivência, a aceitação da diversidade e a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição.
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) – Responsável pelo desenvolvimento das ações referentes à temática das relações étnico-raciais.
Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) – Responsável por desenvolver as ações de promoção dos direitos da mulher, dos apenados, dos trabalhadores em situações de vulnerabilidade social e de todo um elenco que compõe o universo da diversidade para a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração social, política, econômica e cultural.