Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

III Semana Cultural da Catedral começa nesta terça

III Semana Cultural da Catedral começa nesta terça
16 novembro
09:36 2021

Evento anual começa nesta terça-feira(16) na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula com ações que ressaltam a importância das ações de restauro

A III Semana Cultural da Catedral começa hoje(16) e se estende até domingo(21) com uma série de atividades que exaltam a importância dos projetos que mantém íntegro este importante patrimônio histórico, artístico e cultural. Com o tema “Passado, presente e futuro” o evento terá missa de abertura às 18h, com participação da Sociedade Pelotense Música pela Música. Na ocasião o pároco Luiz Boari faz a entrega do projeto “Abrace a Catedral”, iniciativa da Comissão de Restauro da Catedral que teve como objetivo estimular a comunidade a “adotar” o restauro das 14 colunas do templo. “O restauro das colunas passou por um detalhado processo de recuperação, desde a escaiola ao estuque, através de técnicas artesanais manuseadas por restauradores e hoje celebramos com alegria mais esta etapa vencida”, destaca Boari. Durante a missa também será inaugurada a exposição que estará aberta ao público durante a semana, onde são retratadas diversas ações de preservação do templo por mais de duas décadas, incluindo o atual projeto de restauro da Torre Sul e ações de Educação Patrimonial.

Entre quarta-feira(17) e sexta-feira(19) a comunidade poderá fazer a visita guiada, sempre às 16h, conduzida museólogo Everton Lautenschalger. Os interessados terão a oportunidade de conhecer mais profundamente os detalhes do tempo que é o marco zero de fundação da cidade. As coordenadoras de Educação Patrimonial (EP), Liza Bilhalva e Marta Bonow recepcionarão junto com o museólogo, alguns estudantes do Instituto São Benedito e Colégio Gonzaga que participam atualmente das atividades.

No sábado(20), entre 14h e 17h30, a arquiteta e urbanista Ana Paula de Andrea Dametto promove uma imersão com a comunidade chamada “Jardins Históricos de Pelotas – (re)conhecer para valorizar e preservar”. A programação contempla as seguintes etapas: Caminhada dialogada pela Praça José Bonifácio; Fotografe a Praça – como ela é para você?; Desenhe a Praça – o que mais te chama a atenção? A iniciativa faz parte dos estudos in situ da tese de doutorado da arquiteta e está inserida no contexto do projeto de extensão REDELAB, especificamente na ação Sketchers Urbanos da UFPel. Durante toda Semana Cultural a igreja estará aberta ao público das 10h às 11h30 e das 14h às 17h30. O encerramento da programação será no domingo(21), às 17h30, com a entrega do projeto “Portas da História” realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio integral da Josapar. Após, às 18h30, após a simbólica entrega da obra acontece a tradicional missa de domingo.

Serviço:

III SEMANA CULTURAL DA CATEDRAL

16 a 21 de novembro

16/11:

18h – Missa de abertura da Semana Cultural da Catedral com Sociedade Pelotense Música pela Música.

  • Entrega do projeto “Abrace a Catedral – Restauro de 14 colunas”.
  • Início da “Exposição Catedral: passado, presente e futuro”.

17, 18 e 19/11:

16h – Visita guiada, aberta à comunidade, com o museólogo Everton Lautenschalger.

20/11:

14h às 17h30 atividade com a comunidade “Jardins Históricos de Pelotas – (re)conhecer para valorizar e preservar”, atividade, conduzido pela arquiteta Ana Paula de Andrea Dametto.

21/11:

17h30 – Entrega do projeto “Portas da História.

18h30 – Missa de encerramento da III Semana Cultural da Catedral.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções