Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E NA TABELA : Brasil encara o Cruzeiro em duelo para subir na classificação da Série B

02 setembro
08:30 2020

Por: Henrique König

No dia 1º de fevereiro de 1984, o Brasil pelotense e gaúcho já dava mostras de sua força ao vencer o Cruzeiro por 1×0 no Bento Freitas, pela estreia do Campeonato Brasileiro da época. No ano seguinte, veio a coroação xavante na linda campanha finalizada com o 3º lugar nacional. Novamente em disputa de grande peso, Brasil e Cruzeiro voltam a se enfrentar, desta vez sem público na Baixada, em jogo que poderia ser o carro-chefe da bilheteria rubro-negra na temporada.

Esta noite (02/09), o Xavante recebe a Raposa pela 7ª rodada da Série B, no horário das 21h30, no Bento Freitas. Enquanto os cruzeirenses largaram com –6 pontos e hoje somam 4, o Brasil tem 3 pontos, vindos através de três empates. O tempo da ampulheta escorre entre os dedos e a necessidade de vencer se faz presente. Depois do Cruzeiro, o jogo em casa será contra o Náutico Capibaribe e a pressão pode se tornar muito grande.

Xavante quer saltar na tabela para deixar zona de rebaixamento; time é 17º, com 3 pontos Foto: Thiago Carvalho / Cuiabá

Xavante quer saltar na tabela para deixar zona de rebaixamento; time é 17º, com 3 pontos
Foto: Thiago Carvalho / Cuiabá

Para encarar a raposa mineira, o técnico Hemerson Maria tem opções a seu favor. O lateral-esquerdo Alex Ruan, após cumprir longa suspensão, finalmente pode atuar. Ele serviu o Brasil em 2018 e é conhecido pela boa ofensividade, o que pode ajudar na criação de jogadas. O meia Rafael Vinicius, após ficar em Pelotas por suspeita de covid-19, não tem o vírus e pode estrear. Danilo Gomes, titular nos últimos dois jogos, Matheus Oliveira e Luiz Henrique, co-autor e autor do gol feito contra o Operário, também estão disponíveis no ataque.

No meio campo, o armador Gegê, que sentiu desconforto diante do Operário e foi substituído no Paraná, treinou em Pelotas e deve ir para o jogo. Caso não inicie, Rafael Vinicius e Simião são as opções imediatas.

Na defesa, após enfrentar Brusque e Operário fora de casa com dois zagueiros, parece haver a consolidação dessa escolha, sem voltar para o mais defensivo esquema de três homens na zaga.

Do lado do Cruzeiro, algumas dúvidas. Jadsom luta por posição no meio campo, no lugar de Ariel Cabral ou Henrique. Giovanni é o lateral-esquerdo titular, mas Matheus Pereira entrou na derrota para o América Mineiro, podendo voltar entre os 11. Pressionado, o time de Enderson Moreira largou com vitórias na Série B, mas acumula duas derrotas seguidas, para Chape e América, além da confirmada eliminação da Copa do Brasil, empatando com o CRB.

FICHA TÉCNICA: BRASIL x CRUZEIRO

BRASIL: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Lázaro, Leandro Camilo e Bruno Santos (Alex Ruan); Sousa, Bruninho Matias, Gegê (Rafael Vinicius) e Matheus Oliveira; Luiz Henrique e Danilo Gomes. Técnico: Hemerson Maria.

CRUZEIRO: Fábio; Raul Cáceres, Léo, Cacá e Matheus Pereira (Giovanni); Ariel Cabral, Henrique (ou Jadsom), Regis, Arthur Caike, Airton e Marcelo Moreno. Técnico: Enderson Moreira.

  • ÁRBITRO: Rodrigo Raposo, auxiliado por Lehi Silva e Lucas Modesto (trio do DF).
  • HORÁRIO e LOCAL: 21h30, no Bento Freitas, em Pelotas.
  • Partida válida pela 7ª rodada da Série B do Brasileiro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções