Indicação é de que a Páscoa de 2015 será de pé no freio
As vendas de produtos para a Páscoa neste ano deverão apresentar o mesmo volume do ano passado, sem registro de crescimento real.
Essa é uma das constatações da avaliação econômica ‘Perspectivas de Vendas para a Páscoa 2015’, que a Fecomércio-RS divulgou quinta-feira.
Outro dado da análise mostra que os consumidores gaúchos, por questões orçamentárias, darão preferência a produtos de menor valor, ao contrário de anos anteriores, em que artigos como ovos de tamanho grande e produtos premium ganharam mais destaque.
Os aumentos expressivos na conta de energia elétrica e nos combustíveis aumentaram ainda mais a inflação, resultando numa redução da renda disponível das famílias gaúchas para o consumo em geral. “Esse cenário se reflete diretamente na compra de bens que não são considerados de primeira necessidade”, atesta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Para tentar minimizar possíveis perdas, a indústria do chocolate vem apostando na associação de chocolates a brinquedos e outros brindes para ampliar o o interesse dos consumidores em um período de baixa confiança e cautela no consumo.